O Natal está chegando e as férias escolares já estão por aí, deixando os pequenos com bastante tempo livre para se divertir. Entreter as crianças por muito tempo pode ser um desafio bastante difícil, mas com a ajuda destes games para celular ou tablet isso pode ficar mais fácil.

Veja nesta seleção joguinhos para bebês, crianças pequenas e até para as mais crescidinhas, os quais vão fazer o Natal se tornar muito mais divertido. Não são apenas aplicativos natalinos — embora alguns sejam! —, para que você possa se divertir durante todo o resto do ano também.

Pet Shop Story (Android) e (iOS)

Este game é bastante divertido e indicado para crianças que já saibam ler: nele, você precisa montar e fazer crescer uma loja de animais, cuidando deles e criando famílias, para que você possa ganhar filhotes dos mais diversos tipos de bichinhos. O jogo é bastante simples, porém tem um visual muito bem feito e vai agradar bastante aos pequenos.

Um divertido jogo no qual é preciso criar e administrar um Pet Shop. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O joguinho está disponível também em uma versão para o Dia de Ação de Graças, mas não se engane: ele pode ser jogado em qualquer época do ano, já que conta apenas com detalhes decorativos deste feriado.

Pampers Premium Care (Android) e (iOS)

Este é para as filhos bem pequenos: a marca de fraldas Pampers criou um app com uma seleção de joguinhos coloridos e simples para distrair os bebês e as crianças com menos de três anos. São seis games: Catavento, Noite e Dia, Piano de folhinhas, Gotinhas, Chupeta e Ovelhinhas.

Joguinhos coloridos que estimulam os bebês e crianças de até 3 anos. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode usar os sons e as cores para estimular o seu bebê e, quando ele já for um pouco maior, pode deixar que ele descubra um pouco melhor como os minigames funcionam. Esta coletânea está disponível para iOS e Android e é totalmente gratuita.

Tiny Diggers (Android) e (iPad)

Com atividades simples, esse game é recomendado para crianças bem pequenas, ajudando-as a aprender as formas e as cores. São três veículos diferentes para que os seus filhos divirtam-se de uma maneira educativa. Em todos os carros, o esquema de controle é exatamente o mesmo e os movimentos são feitos com a ajuda de setas que se encontram na base da tela.

Um game que ajuda as crianças a aprenderem as cores e formas. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por estar em inglês, no entanto, pode ser preciso a supervisão de um adulto no começo, até que a criança consiga entender o que fazer em cada modo de jogo. O game é bem repetitivo, algo que é importante para crianças pequenas, já que a associação por repetição permite que elas aprendam as lições que são passadas.

Sint Nicolaas (Android)

Ajude o Papai Noel a coletar presentes e moedas para que o bom velhinho possa distribuí-los depois para as crianças, colocando a quantidade certa de caixas em cada chaminé. Você precisa cumprir todos os objetivos para poder passar de nível, portanto, pode ser preciso voltar em algumas partes.

Ajude o Papai Noel a coletar e distribuir os presentes no Natal. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Este game é para crianças maiores, por envolver uma história mais elaborada e controles mais complexos. O joguinho Sint Nicolaas é tão divertido que pode ser jogado, inclusive, por adultos que desejam uma diversão a mais no Natal. Ele está disponível apenas para o Android.

My Little Pony (Android) e (iOS)

Este desenho é um clássico: geração após geração, os pequenos pôneis fazem sucesso com a criançada. Com um visual predominantemente cor-de-rosa, este game é especial para as meninas, que precisam reconstruir uma vizinhança cheia de magia e aventura que foi atacada por uma criatura do mal.

Ajude a reconstruir a cidade dos pôneis e trazer a paz novamente para a vila. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Encontre os seis elementos mágicos e reestabeleça a paz em Ponyville, a cidade dos pôneis. Um tutorial guia as crianças nos primeiros passos dessa aventura, e depois é preciso tomar decisões e seguir sozinho — o nível de dificuldade é baixo, o que é perfeito para meninas menores.

Galinha Pintadinha (Android) e (iOS)

Divirta-se com a turma da Galinha Pintadinha, com músicas (que podem ser adquiridas dentro do app) e atividades. Você pode salvar e imprimir desenhos para que as crianças pintem e pode interagir com os bichinhos neste aplicativo.

Divirta os seus filhos com os apps da Galinha Pintadinha, um personagem totalmente nacional. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você preferir, pode baixar apps especiais de cantigas de roda (clique aqui para ver alguns), como “O Sapo Não Lava o Pé” e “Se Essa Rua Fosse Minha”. Esses apps procuram levar a cultura das canções mais antigas para as crianças, em uma produção completamente nacional.

Finger Cowboy (Android) e (iOS)

Transforme o seu dedo no dono de uma fazenda, colocando os animais para dentro do celeiro. Você precisa clicar na tela para direcioná-los, lembrando que cada tipo de bicho tem um comportamento diferente: as vacas vão para o lado contrário de onde você clicar, os touros atacam e as ovelhas, assustadas, desmaiam se você chegar muito perto.

Use os seus dedos para domar os animais e guiá-los para o celeiro. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O game conta com fases que aumentam a dificuldade para desafiar as crianças a encontrarem soluções que façam com que todos os animais sejam movidos sem que escapem, desmaiem ou mesmo ataquem os seus dedos.

Cupons de desconto TecMundo: