Twitter: algumas dicas para proteger a sua conta

3 min de leitura
Imagem de: Twitter: algumas dicas para proteger a sua conta

Proteja a sua conta (Fonte da imagem: iStock)

O Twitter dispensa apresentações, sendo uma das redes sociais mais utilizadas da atualidade. Porém, por se tratar de um serviço popular, também é um dos alvos constantes de tentativas de roubo de senhas e dados. Por isso, sempre é bom manter a sua conta segura, evitando dores de cabeça vindas de ter um login nas mãos de terceiros.

Abaixo, separamos algumas dicas básicas que podem ajudá-lo a proteger melhor a sua conta do Twitter.

Escolha uma senha forte

Esta é uma dica que não vale somente para o Twitter, mas para qualquer serviço que você utilize (clientes de email, lojas etc.). Uma senha bem elaborada é o primeiro passo para evitar que pessoas mal-intencionadas consigam acessar a sua conta e impedir todo o estrago em potencial que pode acontecer quando algo seu é hackeado.

Crie uma senha forte (Fonte da imagem: iStock)

Aqui, vale muito utilizar algumas regras básicas, como evitar combinações numéricas excessivamente simples (no estilo 1,2,3,4) e não utilizar datas de nascimento (sua ou das pessoas próximas). O ideal é evitar qualquer tipo de senha que possa ser facilmente dedutível por outras pessoas (não utilizar nomes, por exemplo) e que ela possua letras e números, no mínimo.

Mas não se preocupe, se você tem dificuldade para pensar em senhas seguras, saiba que não está sozinho: isso é um problema realmente comum. Nesses casos, pode ser interessante utilizar uma ferramenta para gerar combinações automaticamente. Então, basta mantê-las confidenciais.

Outro procedimento para aumentar a segurança é trocar a senha dos serviços de tempos em tempos, mesmo que você nunca tenha corrido o risco de ter o login roubado.

Não compartilhe os dados da conta

Assim como o tópico anterior, esta dica pode ser acatada para qualquer serviço online. Lembre-se de que as suas credenciais são confidenciais e não devem ser compartilhadas com terceiros. Afinal, se outra pessoa acessar a sua conta no Twitter, ela pode mandar mensagens e tweets como se fosse você e até mesmo trocar a sua senha.

Proteja os seus dados (Fonte da imagem: iStock)

O ideal é que os seus dados sejam “somente para os seus olhos”, por mais confiável que um terceiro possa parecer. Além disso, não caia em armadilhas como emails (ou links) solicitando os seus dados de acesso, pois eles não passam de uma tática de phishing largamente utilizada na internet para roubar informações.

Não confie em links curtos

Até pela limitação de caracteres disponível para as mensagens no Twitter (de apenas 140 caracteres) é comum as pessoas compartilharem links encurtados. O problema é que você nem sempre sabe para onde aquele endereço aponta. Endereços curtos são utilizados para a prática de phishing exatamente pelo fato de a página à qual eles se referem não poder ser identificada em um primeiro momento.

Por isso, sempre utilize um serviço para expandir links encurtados e evite esse tipo de problema. Você pode tanto optar por uma extensão para o navegador de sua preferência quanto utilizar um serviço online como o LongURL para tal.

Aumente a segurança para recuperar senhas

Como um padrão, quando você perde a sua senha do Twitter, ela pode começar a ser redefinida apenas com o seu nome de conta (ou seja, o @nickname que você escolheu). Para que seja necessário solicitar o seu endereço de email (ou número de telefone) para iniciar o processo de mudar a sua senha, é preciso alterar algumas configurações da conta.

Para isso, entre nas configurações do Twitter e escolha a alternativa “Conta”. Feito isso, localize a alternativa “Redefinição de senha” e marque a opção “Pedir informações pessoais para redefinir minha senha”. Então, clique em “Salvar alterações” e digite a sua senha para que as novas definições sejam aplicadas ao aplicativo.

Aumentando a segurança (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, quando for necessário redefinir a senha para a conta em questão, serão solicitados dados pessoais, aumentando a segurança no procedimento.

Use o bom senso

Não há uma receita pronta para evitar perder um login: o ideal é ficar sempre alerta e usar o bom senso. Se um endereço for estranho ou um link parecer suspeito, mesmo que venha de algum dos seus contatos, não acesse. Além disso, sempre mantenha os seus dados da conta seguros e confidenciais.

Outro aspecto que vale sempre observar é que o Twitter é um “ambiente público”. Tudo o que você escreve na rede social pode ser visto por milhares de pessoas, além de haver a chance do conteúdo ser retweetado. Por isso, vale a pena manter o clima agradável, evitando “chamar a atenção” de pessoas que possam tentar prejudicá-lo posteriormente.

É muito melhor você pecar por excesso de segurança do que acabar perdendo a conta e passar por todos os problemas que isso pode gerar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.