O seu mouse é um periférico indispensável no para o computador. Ele é intuitivo e faz boa parte do trabalho de interação entre usuário e máquina.  O problema é que, às vezes, você fica sem o mouse pelos mais variados motivos: ele pode estragar ou simplesmente apresentar mau funcionamento.

Nesses casos, você pode seguir mais esta dica simples do Tecmundo e aprender a utilizar o teclado para substituir o mouse quando for preciso.

Passo 1

Primeiramente, é preciso acessar o Painel de controle do Windows. Você pode fazer isso indo ao Menu Iniciar e, em seguida, escolhendo o “Painel de controle”.

Agora, na janela aberta pelo sistema, clique na opção “Facilidade de Acesso”. Com isso, você vai ver uma página detalhada com várias opções. Nela, procure e clique no item chamado “Alterar o funcionamento do mouse”.

Depois de seguir o caminho especificado, o sistema vai mostrar as opções de configuração do periférico. Aqui, logo abaixo das definições de ponteiro do mouse, clique em “Configurar as Teclas do Mouse”.

Passo 2

Fazendo isso, a janela deverá mostrar vários itens selecionáveis. Marque as quatro primeiras opções: a que ativa as teclas do mouse e as outras três presentes na área “Atalho de teclado”.

Passo 3

Agora, você vai precisar alterar a velocidade de movimentação do cursor para quando ele for operado pelo teclado. Para isso, logo abaixo das opções que você marcou anteriormente, deixe a barra de “Velocidade máxima” do ponteiro em “Alta” e a de “Aceleração” em “Rápida”.

Depois de tudo isso, você só precisa fazer o último ajuste. No final da janela, marque a opção “Desligado” para o item “Usar Teclas do Mouse quando o NUM LOCK estiver:”

Passo 4

Para finalizar, aplique as alterações e dê um “OK” na janela. Com isso, sempre que o seu teclado numérico não estiver sendo usado, ou seja, com a luz “Num Lock” desligada, você poderá controlar o cursor pelas setas que acompanham os números 2, 4, 6 e 8. Fora isso, 1, 3, 7 e 9  servem para movimentar a seta nas diagonais, e o número 5 faz o papel de botão esquerdo do mouse.

Vale lembrar que essas configurações só são úteis mesmo para quando você não tem um mouse funcionando corretamente. Isso porque o controle do cursor pelas setas do teclado numérico não é nada confortável e só deve servir para quebrar um galho.

Cupons de desconto TecMundo: