Windows 8: como gerenciar as senhas dos seus aplicativos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como gerenciar as senhas dos seus aplicativos

Durante a navegação pela internet, você acessa diversos sites e serviços que usam senhas para realizar o login. Por conta disso, é bem provável que você utilize uma quantidade muito grande de códigos, o que pode confundir a sua cabeça e ainda resultar no esquecimento de grande parte dessas informações.

Pensando nisso, a Microsoft criou uma solução, que está disponível no Windows 8 e é chamada de “Windows Credential Manager”. A função dela é a de ajudar você a controlar as senhas utilizadas no seu computador — e ela faz isso gravando as que são usadas pelo seu perfil dentro do sistema, tanto em sites quanto em aplicativos.

Bacana, e como eu posso usá-lo?

Em primeiro lugar, acesse o Painel de Controle do Windows — você pode fazer isso buscando a janela desejada através da Tela Inicial.

Assim que você abrir o Painel, clique na alternativa “Conta do usuário e proteção para família”. Em seguida, escolha a opção “Gerenciador de Credenciais”.

Na nova janela, você tem duas opções: “Credenciais da Web” e “Credenciais do Windows” — você deve escolher a primeira.

Com isso feito, uma lista com os serviços que têm senhas salvas vai aparecer logo abaixo da opção de uso escolhida. Você precisa clicar neles para verificar as informações disponíveis, que vão da senha, passam pelo username e chegam ao modo como esses dados foram obtidos.

Para conferir a senha de acesso, basta clicar em “Mostrar” e confirmar a sua identidade. Se você quiser excluir essa informação, clique em “Remover” e continue com a operação.

E o que tem na opção de gerência do Windows?

Na área “Credenciais do Windows”, estão as senhas e outros tipos de informações de programas da própria Microsoft — como é o caso do Windows Live. Você pode gerenciá-las da mesma forma com que é feito com os registros da Web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.