Google Chrome: como remover a barra da Ask.com

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como remover a barra da Ask.com

Barras de ferramentas como a Ask.com e a Babylon são famosas por simplesmente “surgirem” nos navegadores — você não sabe exatamente como ela foi instalada, mas ela está lá. E agora? Será que isso é um vírus? Pode ficar tranquilo, pois como é possível ver neste artigo essa barra de ferramentas não é um malware, apesar de bastante irritante.

Se você acabou instalando a barra da Ask.com ou qualquer outra barra de ferramentas que está agora ocupando espaço na tela do seu Google Chrome, saiba que removê-la é muito mais fácil do que você imagina. Existem duas maneiras de fazer isso, e vai depender de como ela foi instalada.

Desinstalar do sistema

Entre no Painel de controle do seu computador e clique em “Desinstalar um programa”. Procure a barra Ask.com entre os aplicativos instalados para ver se ela foi instalada diretamente no seu computador. Se você encontrá-la, basta desinstalar normalmente, clicando no botão “Desinstalar”, como mostra a imagem:

Encontre e elimine a barra Ask.com do seu computador! (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para fazer isso, é preciso fechar todos os navegadores que estiverem abertos, portanto salve o que você estiver fazendo antes de começar a desinstalar a barra. Ao finalizar o procedimento, abra novamente os seus navegadores e a extensão indesejada vai ter sumido.

Eliminar do Google Chrome apenas

Se você não encontrar a barra Ask.com no Painel de controle, significa que ela foi instalada individualmente no seu Google Chrome. Para retirá-la, você vai precisar fazer o mesmo procedimento que é feito para eliminar qualquer extensão indesejada: simplesmente apague da janela de complementos.

Exemplo de como eliminar uma extensão do Google Chrome (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para fazer isso, clique no botão de configurações do Google Chrome, aquele no cantinho superior direito que possui um ícone com três linhas. Siga o caminho Ferramentas > Extensões para abrir a janela dos complementos instalados. Procure a barra Ask.com e clique na lixeira no lado direito, como é mostrado no exemplo acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.