Excel: como criar um histograma

1 min de leitura
Imagem de: Excel: como criar um histograma

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech-Recipes)

Um histograma é uma representação gráfica de uma distribuição de frequência de alguma medição. É composto por barras verticais, sendo que a altura representa o valor da grandeza e estas são colocadas alinhadas horizontalmente.

O Excel permite que você crie facilmente esse tipo de gráfico, bastando alguns poucos passos para que seu histograma esteja pronto. Vale observar que o tutorial descrito abaixo é primariamente feito para o Excel do Office 2010, mas as etapas são semelhantes para versões anteriores (2003, 2007) ou superiores (2011 para Mac, 2013) do programa.

Colocando os dados

Primeiramente, abra o Excel e crie uma nova planilha. Nomeie as colunas A e B como “Intervalos” e “Frequência”, respectivamente. Vale lembrar que, nos histogramas, os dados de intervalos correspondem a coordenada x (horizontal) e os dados de frequência correspondem a coordenada y (vertical).

Em seguida, adicione quantos valores quiser.

Após ter inserido os dados, selecione todas as células com texto e, na aba “Inserir”, clique no menu “Colunas” e, em seguida, no primeiro item da categoria “Coluna 2D”.

Você obterá algo semelhante com a imagem a seguir. Note que as barras aparecerem automaticamente, mas o espaçamento delas ainda é grande demais, fazendo com que nosso histograma pareça um gráfico de barra normal.

Para finalizar, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer uma das barras e selecione a opção “Formatar Séries de Dados”. Na janela que se abre, defina “Largura do Espaçamento” como 0% e dê um Ok. Agora você terá algo parecido com a imagem abaixo.

Em outras versões

Caso você esteja utilizando o Excel 2013, você pode incrementar um pouco mais seu histograma. Após seguir todos esses passos, localize a opção “Add Chart Element” e clique sobre ela. No menu “Axis Title”, selecione “Primary Horizontal”. Dessa forma, além do texto indicando frequência, você também consegue um indicando intervalos.

Seu histograma está pronto! Vale lembrar que, caso você esteja utilizando outras versões do Excel, algumas ferramentas e menus podem mudar de lugar. No Office 2011, por exemplo, você deve procurar a aba “Charts” (Gráficos); em seguida, ir à opção “Column” (Coluna) e clicar em “Clustered Column” (Coluna Agrupada) para o histograma aparecer.

Fonte: Tech-Recipes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.