Twitter: como receber menos email com spam da rede social

4 min de leitura
Imagem de: Twitter: como receber menos email com spam da rede social

Como receber menos spam do Twitter (Fonte da imagem: iStock)

O Twitter conquistou uma grande quantidade de pessoas, seja pela facilidade de comunicação ou pela maneira prática de enviar mensagens e compartilhar ideias. Não é incomum tanto amigos quanto empresas criarem perfis na rede, que acabam seguidos por uma série de outros participantes, criando grandes conexões.

No entanto, o Twitter adota uma série de notificações enviadas por email para os participantes, que acabam nem sempre sendo “bem-vindas” por todos. Se você também não gosta de receber tantas mensagens na caixa de entrada do seu endereço de correio eletrônico, abaixo identificamos as ocasiões em que elas são enviadas.

Assim, você pode configurar as notificações da maneira que julgar apropriada, evitando receber mensagens que não quer via email.

Acessando as configurações

Primeiro, é preciso fazer o login no seu Twitter via web. Em seguida, clique no botão de ferramentas, representado por uma engrenagem, e escolha a alternativa “Configurações”.

Abrindo as configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, clique em “Notificações por email”. Feito isso, veja que várias funções são listadas por categorias na lateral direita da tela.

Abrindo as configurações de notificações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aqui, cabe avaliar se você deseja receber ou não mensagens via email para avisá-lo de mudanças ocorridas. Vamos tratar dos setores separadamente logo abaixo.

Seu perfil e seus Tweets

O primeiro grupo de notificações é o “Atividade relacionada a você e seus Tweets”. Aqui, você pode escolher quando deseja receber emails avisando de modificações diretamente associadas com o seu perfil.

suas atividades e Tweets (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As alternativas oferecidas nesse setor são para alertá-lo via mensagem de correio eletrônico quando os seus tweets forem marcados como favoritos, retweetados, receberem uma resposta (ou você for mencionado), quando alguém começa a segui-lo ou caso você tenha uma mensagem direta. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é escolher qualquer alternativa que julgar desnecessária e desmarcá-la.

Atividades dos seus amigos

O segundo setor traz apenas uma alternativa, que é referente a você receber um email sempre que houver um tweet ou história em destaque postada pelas pessoas que você segue. Normalmente, essa é uma boa opção para quem utiliza o Twitter de forma mais “casual”, visto que, se você o checa constantemente, é bem possível que nenhuma dessas atualizações recebidas por email seja uma novidade.

Atividades da sua rede (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aqui, você pode tanto optar por não receber tais atualizações quanto por receber um resumo semanal ou diário (na caixa de seleção logo abaixo da alternativa). Mesmo que você opte por uma das alternativas citadas, já é uma forma de receber um número menor de notificações na sua caixa de entrada do email.

Atualizações do Twitter

O último grupo é aquele responsável pela maior quantidade do spam recebido. Certamente, muitas das alternativas são de material que você não optou por receber e nem mesmo tem interesse na leitura do conteúdo.

A alternativa “Notícias sobre produtos e atualizações de recursos do Twitter” e a opção “Novidades sobre o Twitter nos produtos e serviços fornecidos por parceiros” possuem finalidades semelhantes. Uma vez marcada a primeira, você passa a receber informações sobre mudanças no Twitter (com relação às funções, interface, aplicações móveis etc.).

A segunda opção citada serve para avisá-lo de como o Twitter interage com outras companhias (novos serviços conjuntos, interações, parcerias etc.). Por isso, se você é um leitor de páginas de tecnologia, certamente nada do que será recebido via email represente uma grande novidade, fazendo com que ambas sejam facilmente dispensáveis.

Se a opção “Dicas sobre como aproveitar melhor o Twitter” estiver marcada, você recebe emails com tutoriais sobre as funções do serviço. Vale analisar se você precisa receber esse tipo de informação. Caso você tenha começado a utilizar o Twitter recentemente, ela pode representar uma maneira de compreender melhor as alternativas disponíveis nele.

O setor responsável pelo spam (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já a função “Coisas que perdi desde o meu último acesso ao Twitter” traz um resumo de tudo que aconteceu desde a sua última visita. Enquanto ela pode ser uma ótima alternativa para quem usa o Twitter com menos frequência, pode ser completamente descartável para quem faz acessos diários à rede social.

Participação em pesquisas do Twitter” é uma opção que, quando habilitada, permite que o Twitter o envie pesquisas via email, com o objetivo de ajudá-los a melhorar o serviço. Aqui, também cabe uma análise: se você não tem tempo ou interesse para preencher os formulários enviados, vale a pena desmarcá-la e manter a sua caixa postal mais organizada.

Por último, “Sugestões de pessoas que talvez eu conheça no Twitter” serve para indicar outros participantes do serviço que possivelmente tenham alguma ligação com você. Esta alternativa é uma questão de escolha pessoal. Se você gosta de receber as sugestões para não arriscar deixar ninguém de fora do seu perfil, talvez valha a pena mantê-la ativa.

Quando tudo estiver devidamente selecionado (ou desmarcado), basta clicar em “Salvar alterações”. A partir de agora, conforme o número de opções descartadas é bem provável que você venha a receber uma quantidade menor de notificações no seu email por parte do Twitter. Essas alterações podem ser revertidas a qualquer momento, remarcando as alternativas que tenham sido desabilitadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.