Windows 8: como impedir que o fundo da Tela inicial seja modificado

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como impedir que o fundo da Tela inicial seja modificado

Deixando o plano de fundo como você quer (Fonte da imagem: iStock)

A nova interface do Windows 8 com uma Tela inicial separada da Área de trabalho já gerou várias discussões entre quem era acostumado ao antigo modelo do SO. Porém, muitos aprovaram o novo visual e inclusive conseguiram fazer uma boa adaptação na forma de utilizar os recursos disponibilizados na Start Screen.

Entre os novos recursos disponíveis, o Windows 8 permite fazer uma série de pequenas personalizações na Tela inicial, como modificar o plano de fundo presente. Dessa maneira, você pode não só alterar o desktop, mas também a tela mostrada logo que o sistema operacional é inicializado no computador.

Porém, como todas as pessoas que usam o computador têm acesso a essa função, se você o divide com alguém, pode não querer que outros troquem as suas configurações. No entanto, com uma alteração bem simples, é possível não permitir esse tipo de alteração, impedindo que o plano de fundo atual seja modificado.

Se você quer saber como fazer essa modificação, basta seguir o passo a passo explicado no tutorial abaixo.

Impedindo a desinstalação

Primeiro, vamos abrir a Barra de execução do Windows, utilizando o atalho de teclado “Tecla do Windows + R”. Em seguida, no campo presente na nova tela aberta, digite “gpedit.msc” (sem as aspas) e clique em “OK”.

Abrindo a tela de configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a janela de “Editor de Política de Grupo Local” é aberta no seu computador. Na árvore de arquivos presente na lateral esquerda, abra a opção “Configuração do computador”, selecione “Modelos Administrativos”, “Painel de Controle” e entre em “Personalização”. Então, nas alternativas listadas do lado direito da tela, localize o item “Impedir alteração de plano de fundo do menu Iniciar” e dê um clique duplo nele.

Localizando a alternativa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova janela aberta, localize a opção “Habilitado”, na parte superior esquerda da tela, e marque-a. Não se esqueça de clicar em “OK” para salvar as suas configurações.

Habilitando a alternativa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez feita essa modificação, não é mais possível alterar o plano de fundo na Tela inicial do Windows 8. Inclusive, se você abrir as configurações dela no SO, vai perceber que todas as opções ficam desativadas. Se posteriormente você quiser desfazer a alteração, basta desabilitar novamente a alternativa selecionada acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.