Como recuperar sua câmera perdida

2 min de leitura
Imagem de: Como recuperar sua câmera perdida

(Fonte da imagem: iStock)

Perder uma câmera fotográfica é algo que pode acontecer com qualquer um. Mas, se antes era mais fácil comprar um novo equipamento do que sair procurando-o, hoje é possível aproveitar as vantagens da internet para encontrar sua câmera; e é isso que vamos ensinar neste tutorial.

Pré-requisitos

Baixar StolenCameraFinder

Como fazer

Para recuperar sua câmera, vamos usar um serviço online chamado StolenCameraFinder, que utiliza o número de série de seu dispositivo para encontrar fotos marcadas com o mesmo código – de maneira semelhante a uma impressão digital.

O processo para encontrar uma foto com o aplicativo é extremamente simples. Basta arrastar uma imagem de sua câmera até o quadro “drag & drop photo here” ou clicar no “or select” e escolher o arquivo desejado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao fim da busca, o StolenCameraFinder exibe todos os resultados da busca em uma lista, com informações sobre a imagem e um link para acessar a página em que ela se encontra. Infelizmente, o programa só traz um resultado para você na versão grátis – logo, você vai precisar pagar para encontrar mais possibilidades.

Daqui, tudo que resta a ser feito por você é entrar em contato com a pessoa que encontrou sua câmera e torcer para que ela a devolva.

Sem foto

Certo, vamos considerar que você teve o azar de perder a câmera sem ter a possibilidade de passar uma única imagem para dentro do seu computador. Nesse caso, o que você deve fazer é inserir o código da sua câmera manualmente.

Neste momento, muitos devem estar se perguntando como encontrar o código sem uma foto. A resposta é mais simples do que você imagina: o EXIF de sua câmera normalmente vem impresso na caixa ou nos manuais e certificados que vêm junto do aparelho; é só procurar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com o código em mãos, clique em “no photo?” na página principal do serviço e, na próxima área, insira o número do aparelho no campo em branco. Os resultados são listados da mesma maneira que o método com foto.

Reportar perda

Você não conseguiu nenhum sinal de sua câmera mesmo depois de fazer uma busca com o StolenCameraFinder? Infelizmente, as chances de isso acontecer existem. Nesse caso, tudo que resta a ser feito é entrar com um aviso de câmera perdida, clicando nas opções “Report stolen camera” (Reportar câmera roubada) ou “Report lost camera” (Reportar câmera perdida).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao fazer isso, o serviço o leva para um formulário em que você deve preencher informações como modelo da câmera, o local e data em que a perdeu e quaisquer outros dados relevantes. Depois, é só clicar em “done” para que o aviso seja enviado.

Lista negra

Em certos casos, uma busca infrutífera pode ser causada pelo fato do código EXIF de sua câmera estar na lista negra do StolenCameraFinder – situação em que o serviço dá um aviso de erro no resultado da pesquisa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mas o que isso quer dizer? O fato é que nem sempre o código EXIF do seu dispositivo é válido para uma busca. É o caso, por exemplo, da linha D50 da Nikon: todas as câmeras desse modelo possuem o número de série “D50”. Logo, ao tentar usá-lo na pesquisa, o StolenCameraFinder seria incapaz de diferenciar seu dispositivo de todos os outros da mesma linha.

Assim, para saber se sua câmera é “valida” ou não, clique aqui para ser enviado para a lista de aparelhos suportados pelo serviço. Se ela não estiver lá, não há o que fazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.