Photoshop: como aplicar um filtro em local específico usando a ferramenta de seleção

2 min de leitura
Imagem de: Photoshop: como aplicar um filtro em local específico usando a ferramenta de seleção
Avatar do autor

Você sabe como aplicar um filtro do Photoshop apenas em uma parte específica da imagem sem precisar usar pincéis e várias camadas? É muito fácil, basta usar a ferramenta de seleção. Nós vamos demonstrar como isso é feito de uma maneira bem específica, mas que funciona para qualquer filtro e com uma seleção feita por qualquer método.

No nosso exemplo, nós queremos esconder o rosto do coronel para que ele não seja identificado. Vamos fazer isso usando a ferramenta de seleção “Letreiro Elíptico” e o filtro de pixelização em mosaico no Photoshop e no Pixlr.

Use essa técnica para aplicar efeitos em locais específicos. (Fonte da imagem: Reprodução/Ana Nemes)

Usando o Photoshop

Para melhores resultados, configure as opções dessa ferramenta de forma que a borda da seleção seja suavizada, dando uma aparência mais bonita no resultado final, sem uma quebra muito brusca do efeito. Você deve indicar isso no campo “Difusão”, conforme mostra a imagem:

Suavize a borda da seleção no campo "Difusão". (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Abra a imagem e encontre a ferramenta de seleção que você quer usar. A seleção que nós estamos usando neste exemplo é muitas vezes tida como simples demais e até como não editável. Isso é, uma vez que você tenha criado a área e posicionado no ponto desejado, não é possível aumentá-la, diminuí-la ou girá-la.

Isso não é verdade, pois qualquer seleção pode ser editada com a ferramenta “Transformar seleção”, que se encontra no menu “Selecionar”. Se você estiver querendo esconder um rosto, por exemplo, é interessante inclinar a área para que ela cubra exatamente o que você quiser.

Com a área selecionada, o filtro é aplicado apenas naquela região. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pronto, com a seleção feita, o próximo passo é bastante simples: vá até o menu de filtros e escolha aquele que você quer aplicar àquela região. Não tem segredo! O efeito vai ser visível apenas onde a seleção se encontra, sem a necessidade de criar uma nova camada.

Como foi dito no começo, isso pode ser feito com qualquer tipo de ferramenta de seleção e para qualquer filtro do Photoshop, criando rapidamente um  efeito localizado sem a necessidade de trabalhar com várias camadas e com máscaras.

Usando o Pixlr

No Pixlr, também é possível alterar a suavidade da borda. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Pixlr é bastante completo e possui opções que o tornam um dos melhores editores gratuitos, além da vantagem de não precisar ser instalado. Abra a foto e use a mesma ferramenta que foi usada no Photoshop: "Letreiro Elíptico" com difusão de aproximadamente 10 px.

O que muda aqui é que no Pixlr não é possível editar a área da seleção, como é feito no Photoshop, portanto é preciso prestar bastante atenção quando você for criar a área selecionada. Na hora de aplicar o filtro, existe outra diferença em relação ao editor da Adobe: não existe uma divisão entre os tipos de pixelização.

Escolha a quantidade de efeito e confirme. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Aplique o efeito usando um valor de acordo com o tamanho da sua foto. Quando você achar que ficou bom, clique em "OK" e a sua imagem está pronta. Da mesma forma que no Photoshop, você pode usar essa técnica com qualquer ferramenta de seleção do Pixlr, aplicando qualquer filtro que você desejar.