Aprenda a deixar a sua fotografia com um resultado parecido com esse. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Se você quer dar uma cara nova para uma fotografia, aplicar um efeito diferente nela é uma boa solução. O modo Bitmap é uma maneira de mostrar a sua foto em preto e branco com um contraste estourado, de forma que ela pareça ser totalmente construída com pontinhos minúsculos.
Nossos vídeos em destaque
Essa técnica fica melhor em imagens grandes, mas você pode fazer o teste com uma fotografia menor também. Outra dica para conseguir melhores resultados é pegar uma foto que tenha cores fortes e contrastantes, como uma boca vermelha e cabelos escuros.
Detalhe da imagem colorida com contraste forte entre os tons. (Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)
Abra a imagem no Photoshop e retire a saturação, usando o atalho Ctrl + Shift + U. Dê preferência para imagens com poucos detalhes no fundo ou use uma ferramenta de seleção da sua preferência para isolar apenas o que interessa.
Com o atalho Ctrl + L, abra as configurações de níveis da imagem e ajuste os valores para que o contraste alto estoure o branco e deixe a foto com um efeito quase de desenho. Veja a imagem a seguir com uma sugestão de valores, mas teste na sua fotografia para ver se o efeito ficou bom antes de prosseguir.
Sugestão de valores para a edição de níveis. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Assim que você conseguir o efeito desejado, vá até Imagem > Modo (Image > Mode) e selecione a opção “Tons de cinza” (“Grayscale”). Isso não vai ter nenhum efeito visual na foto, mas habilita a opção de modo Bitmap, que é o que nós queremos neste tutorial.
Novamente, vá até Imagem > Modo (Image > Mode), porém dessa vez selecione “Bitmap”. Na janela que aparece em seguida, mude o método para “Tela de Meio-Tom” e não altere a resolução. Aperte “OK” para ir para as configurações específicas desse efeito.
Não mexa na resolução ou você pode acabar alterando o tamanho da sua imagem. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
A frequência é a quantidade de pontinhos por polegada. Se você usou uma foto com 72 dpi, a quantidade pode ser menor, porém para fotos com 300 dpi use valores próximos a 100. Isso também depende do estilo que você deseja na sua foto: mais detalhado ou com pontos maiores.
Os outros ajustes servem para definir a forma e a direção dos pontos, sendo que você pode configurar isso de acordo com o resultado que você espera obter. Faça vários testes com a sua fotografia até chegar à imagem exatamente como você deseja.
Ajuste as configurações do efeito de acordo com o tamanho da imagem e o resultado desejado. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
O resultado final da imagem com esse efeito pode ser conferido no início deste tutorial. Depois de pronta, salve a sua fotografia como PNG — você vai notar que não existe a opção JPG, já que a imagem foi transformada para o modo tons de cinza.
)
)
)
)
)
)