Mountain Lion: como habilitar a ferramenta Dictation

1 min de leitura
Imagem de: Mountain Lion: como habilitar a ferramenta Dictation

Você já atualizou o sistema operacional do seu Mac? Se ainda não o fez, confira esta análise para saber se vale a pena ou não — mas se você já está usando o Mountain Lion, é hora de começar a aproveitar as principais novidades dele.

Algo que chamou muita atenção no lançamento deste novo felino da Apple foi a ferramenta Dictation (Ditado), que permite que você dite um conteúdo no lugar de escrevê-lo com o teclado; o novo recurso analisa então a sua fala e transcreve para o campo de texto desejado.

Habilite o recurso para poder ditar os seus textos para o computador. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Antes de começar a usar essa função, é preciso habilitá-la. Aperte a tecla Fn duas vezes no seu teclado para que uma janela seja aberta. Você vai precisar clicar em dois botões para concluir o processo: primeiro em “OK” e depois em “Enable Dictation” (“Habilitar Ditado”).

Pronto! Agora, quando você quiser ditar algo para o seu computador, basta apertar a tecla Fn duas vezes e um balãozinho com o ícone da ferramenta é mostrado no campo de texto selecionado. Quando terminar de ditar aquilo que você deseja, pressione novamente a tecla Fn ou clique no botão “Done”.

Se for preciso, mude o atalho da ferramenta. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se o seu teclado não possui a tecla Fn, é preciso ir até o painel de preferências do sistema e encontrar as configurações para “Dictation & Speech”. Na janela aberta, troque o atalho da ferramenta para uma tecla ou combinação que você preferir.

Por enquanto, a ferramenta Dictation está disponível apenas para textos em inglês e necessita de uma conexão com a internet para funcionar, já que ele envia a sua fala para os servidores da Apple para que ela seja analisada e devolvida em forma de caracteres escritos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.