Quem já utilizou a versão de testes do Windows 8 percebeu que o novo SO estende a sua praticidade para o uso em telas sensíveis ao toque, especialmente com os tiles da Interface Metro. Da mesma maneira, a Microsoft ampliou tal praticidade para outros programas, como para o Office, a sua suíte de aplicativos de escritório que possui espaço garantido na preferência das pessoas mundo afora.

No Microsoft Office, você pode habilitar o modo de toque (ou “touch mode”), fazendo com que as funções apresentem ícones mais espaçados, otimizando a execução delas utilizando-se os dedos. Porém, tal função não vem habilitada como padrão na ferramenta, visto que várias pessoas ainda usam a suíte a partir do computador como primeira fonte.

Se você quer aprender a deixar o modo de toque ativo no seu Office, basta seguir os passos apresentados no tutorial abaixo.

Habilitando o modo de toque

Vamos utilizar o Microsoft Word nas imagens, porém o caminho de acesso é o mesmo para os outros aplicativos do pacote. Comece abrindo o programa desejado e escolha iniciar um novo documento (ou carregue um arquivo já existente). Em seguida, na barra de acesso rápido, clique no botão com o formato de uma seta dupla para baixo, como mostrado na imagem:

Abrindo as opções (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que um menu é aberto, e nele você deve escolher a alternativa “Touch mode” para habilitar o modo de toque.

Habilitando o modo de toque (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Agora, observe que um novo botão aparece na barra de acesso rápido, na forma de um “circulo estilizado”.

Novo botão adicionado (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Para concluir a operação, clique no novo botão. Feito isso, observe que as ferramentas e botões da interface do aplicativo são exibidos de forma mais espaçada, favorecendo o uso em telas touchscreen.

Ferramentas mais espaçadas (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Se você quiser desfazer essa alteração, basta repetir o processo, fazendo com que o modo de toque seja, então, desativado.

Cupons de desconto TecMundo: