Google Chrome: como abrir links pelo teclado

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como abrir links pelo teclado

Como abrir links pelo teclado no Chrome (Fonte da imagem: iStock)

Os atalhos de teclado oferecem uma maneira mais rápida de acessar funções no computador, especialmente para quem prefere não ter a necessidade de tirar as mãos do componente. Porém, nem tudo é possível de se fazer sem o mouse, ainda mais pelo fato de já termos incorporado o uso do periférico no dia a dia.

Embora quase tudo no navegador também possa ser acessado pelo teclado, há tarefas simples (como abrir um texto) às quais normalmente recorremos ao mouse. Porém, há uma maneira fácil de executá-las por meio de atalhos, utilizando o navegador Google Chrome e a extensão DeadMouse. Se você quer descobrir como, confira o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

Navegue sem o mouse

DeadMouse é um complemento para o navegador da Google que dispensa o uso do mouse para acessar os conteúdos em uma página da internet. O que ele faz é disponibilizar alguns atalhos para você efetuar algumas tarefas (como entrar em um artigo e abrir um link em uma nova janela) sem precisar tirar a mão do teclado.

Vale apenas reforçar que a extensão não desabilita o mouse, ela apenas oferece uma maneira alternativa de você navegar na internet.

Começando a utilizar

Após instalar o complemento, ele já está pronto para uso, dispensando qualquer tipo de configuração manual no processo. A extensão não adiciona um botão ou indicativo de atividade, mas automaticamente entrará em ação quando você ativar os comandos necessários para executar a tarefa desejada no navegador.

Os comandos são bem simples. Quando você quiser acessar um novo conteúdo dentro de uma página, basta digitar o título da matéria na tela (sem a necessidade de posicionar o ponteiro do mouse em algum ponto) –, fazendo com que o artigo em questão comece a “chacoalhar”.

Acionando o comando para abrir o link (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, se você quiser abrir o texto na aba ativa, basta clicar em “Enter”. Caso prefira, também é possível acessá-lo em uma nova guia, com o atalho “Shift + Enter”.

Abrindo em uma nova aba (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Quando você estiver lendo o conteúdo, pode utilizar o “Espaço” para mover a página para baixo ou “Shift+ Espaço” se você quiser que ela seja movida para cima. Dessa maneira, você não precisa abandonar o mouse, mas pode ter certa praticidade na hora de acessar os conteúdos na internet, especialmente se você é um entusiasta dos atalhos de teclado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.