Windows 7: como exibir o mapa de rede

2 min de leitura
Imagem de: Windows 7: como exibir o mapa de rede

Vendo o mapa da conexão (Fonte da imagem: iStock)

A partir do Windows Vista, mapear a rede no sistema operacional da Microsoft ficou bem mais simples do que costumava ser nas versões anteriores. Da mesma forma, agora é possível inclusive montar um diagrama com todos os computadores presentes na conexão via cabo da sua rede doméstica ou empresarial.

Isso é feito com pouquíssimos cliques e por meio do próprio sistema operacional. Abaixo, preparamos um tutorial mostrando como abrir o mapa da sua rede.

Mostrando o diagrama de conexão

Primeiro, é necessário abrir a Central de Rede e Compartilhamento. Isso pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é clicando no botão Iniciar e acessando o Painel de controle.

Abrindo o Painel de Controle (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em seguida, escolhendo a alternativa “Central de Rede e Compartilhamento”.

Abrindo a Central de Rede e Compartilhamento (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

A outra forma é clicando com o botão direito do mouse no seu ícone de conexão (na Bandeja do sistema) e selecionando a opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.

Atalho para a Central de Rede e Compartilhamento (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Independente da forma escolhida, uma nova janela é aberta, mostrando a sua conexão. Ali, você deve clicar em “Visualizar mapa completo”.

Abrindo o mapa completo (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, veja que você é redirecionado para uma nova tela que mostra um mapa gráfico, contendo todos os computadores e unidades de conexão (como modems e roteadores) presentes na rede posicionados na tela. Um detalhe importante está no fato de ser necessário que as máquinas estejam ligadas por uma conexão via cabo para aparecerem como um diagrama.

Exibindo o mapa de conexão (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Tudo o que estiver ligado por meio de uma conexão Wi-Fi é exibido na parte inferior da tela, como mostrado na imagem abaixo.

Máquinas conectadas via Wi-Fi (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Ao passar o mouse por qualquer máquina da conexão com fios, você obtém o número do IPv4 ou IPv6, além do endereço MAC dela.

Propriedades da máquina (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Além disso, por meio do menu de contexto (um clique com o botão direito do mouse em qualquer máquina), você possui algumas opções como “Abrir” (que abre a pasta pública do outro computador) ou “Conectar com a Conexão de Área de trabalho remota” (para iniciar uma sessão de acesso remoto).

Funções via menu de contexto (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Caso você não consiga acessar tais funções, vale a pena abrir as configurações de compartilhamento avançadas dos computadores e verificar se a descoberta de rede e a pasta pública estão habilitadas para o acesso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.