Muitas vezes, ao transformar nossos computadores em verdadeiros centros de mídia, buscamos uma maneira de nos desprender da máquina, podendo acessá-la à distância. Mas parece que continuamos presos a ela, principalmente por precisarmos de uma forma de controlar o que será acessado.

Instalando o VLC Media Player e realizando uma pequena configuração, você pode acabar com esse problema ao transformar o seu celular, conectado na mesma rede que o computador, em um controle remoto.

Você vai precisar do:

— VLC Media Player

1) Configurando o VLC Player

Dentro do VLC Player, acesse “Ferramentas”, seguido de “Preferências”. Dentro da opção, na parte inferior da janela, onde fica o campo “Exibir configurações”, selecione “Avançado”. Isso permitirá uma configuração mais completa do programa. Para este tutorial, verificaremos apenas a forma de habilitação do layout para web do VLC Media Player.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Já visualizando todas as opções de configuração, escolha “Interface” e “Interfaces principais”. Dentro dessa área, você verá alguns campos que podem ser selecionados. Marque a caixa de “Web”.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Salve e reinicie o VLC Media Player.

2) Configurando a conexão externa

Agora, você deverá abrir o VLC Media Player para o dispositivo externo — no caso, um smartphone — poder acessá-lo. Por padrão, a interface web está bloqueada e pode ser acessada apenas pelo seu host (se você quiser acessar a versão online do VLC Media Player, clique aqui). Sendo assim, é necessário configurar a conexão do aplicativo para ele ser acessado pelo seu celular.

A primeira coisa a se fazer é descobrir o endereço de IP do seu aparelho celular. Caso você esteja usando um iPhone, deve ir até “Ajustes”, escolher “Redes Wi-Fi” e, em seguida, selecionar a rede em que está conectado. Na aba “DHCP”, você verá o endereço IP do aparelho. Anote esse endereço.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Caso você esteja utilizando um celular Android, vá até “Configurações” e “Redes sem fio”. Dentro dessa seção, escolha “Configurações de Wi-Fi”. Selecione a rede que você está conectado. Um popup com algumas informações da conexão será mostrado. Você poderá verificar o endereço IP do celular nessa janela. Anote o endereço.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, você deve acessar a pasta do VLC Media Player, que pode ser encontrada nos seguintes endereços:

No Windows:  C:\Arquivos de Programas\VideoLAN\VLC\lua\http

No Mac OS X: /Applications/VLC.app/Contents/MacOS/share/lua/http/.hosts

Linux: /usr/share/vlc/lua/http/.hosts

Quando tentar abrir o arquivo “.hosts”, será solicitado um programa para acessá-lo. Escolha o Bloco de Notas.

As últimas linhas do arquivo devem ser as seguintes:

# The world (uncommenting these 2 lines is not quite safe)

#::/0

#0.0.0.0/0

Abaixo delas, inclua uma linha iniciada com # e o título que você quiser (colocaremos “Meu computador e celulares”). Na linha seguinte, inclua o endereço IP do seu celular. Salve o arquivo e inicie o VLC Media Player.

3) Acessando o VLC Media Player pelo celular

Com tudo configurado, é hora de abrir o player no celular. Para fazer isso, é necessário que você abra o navegador de internet do seu celular e entre com o seguinte endereço:

http://endereço do IP da máquina com o VLC Media Player instalado:8080

Para descobrir o endereço IP do seu computador, abra uma janela de Prompt de Comando e digite o seguinte comando: "ipconfig". Serão mostradas várias informações sobre a sua conexão. Procure por “Endereço IPv4”. É esse o endereço de que você precisa.

Feito isso, você deverá ver a seguinte janela no seu celular:

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, é só acessar a sua biblioteca de vídeos e músicas pelo celular e apertar o play. 

Cupons de desconto TecMundo: