Ciência

Se cuida SpaceX: Honda testa com sucesso seu primeiro foguete reutilizável

A montadora japonesa planeja entrar na corrida espacial começando a realizar lançamentos até 2029.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

19/06/2025, às 20:00

Planejando expandir sua atuação para o segmento aeroespacial, a Honda testou com sucesso um novo foguete reutilizável que “dá ré” ao retornar para o pouso no solo. O voo experimental que chegou a quase 300 m de altitude aconteceu na cidade de Taiki, na ilha de Hokkaido, no Japão.

Também chamado de veículo de lançamento reutilizável, o protótipo desenvolvido pela principal montadora de automóveis japonesa tem funcionamento semelhante ao Falcon 9 da SpaceX. Lançado na posição vertical, ele pode ser usado repetidamente em um curto período de tempo, contribuindo para a redução de gastos.

Como foi o teste do foguete da Honda?

O modelo experimental da marca japonesa possui pouco mais de 6 m de altura, 85 cm de diâmetro e pesa 900 km (ou 1.312 kg com o combustível). Ele traz um sistema de segurança capaz de evitar desvios na rota, mudanças na velocidade e na altitude, além de reduzir os riscos de impactos fora da área de restrição.

  • Segundo a Honda, o foguete alcançou 271,4 m de altitude antes de iniciar a manobra de descida, com o veículo pousando a apenas 37 cm da área originalmente designada;
  • O voo durou 56,6 segundos, permitindo registrar dados importantes tanto durante a subida quanto na descida;
  • A gigante do setor automobilístico também conseguiu validar as tecnologias de pouso autônomo no solo durante o experimento, fundamentais para reduzir custos em lançamentos espaciais;
  • Para o teste, foi estabelecida uma área restrita com raio de 1 km, que teve o acesso restringido por meio de placas e portões.

Ainda em estágio inicial, o projeto já incluiu testes de combustão de motores e de voo pairado em Taiki, que acontecem desde o ano passado. Mas este foi o primeiro teste de lançamento e pouso da iniciativa, terminando sem nenhum incidente, empolgando a fabricante.

“Estamos satisfeitos que a Honda tenha dado mais um passo à frente em nossa pesquisa sobre foguetes reutilizáveis com a conclusão bem-sucedida de um teste de lançamento e pouso. Acreditamos que a pesquisa de foguetes é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda”, celebrou o CEO global da marca, Toshihiro Mibe, em comunicado.

foguete-da-honda-em-preparacao-para-lancamento
Foguete da Honda sendo preparado para o lançamento. (Imagem: Honda/Divulgação)

Por que a Honda está desenvolvendo foguetes?

Conforme explicou o executivo, a montadora japonesa está se preparando para assumir novos desafios. Em 2021, a Honda começou a investir em tecnologias espaciais, com o objetivo de realizar seu primeiro lançamento suborbital até 2029.

Uma das ideias é que o foguete seja utilizado para a implantação em órbita de sistemas de comunicação via satélite e ferramentas que auxiliem no monitoramento das condições ambientais, aprimorando o combate ao aquecimento global. Mas o uso comercial da plataforma não está descartado.

De olho na demanda crescente pelos lançamentos espaciais, a empresa também pode passar a concorrer com empresas que já realizam esse tipo de serviço, levando ao espaço os equipamentos necessários para o fornecimento de internet via satélite, por exemplo, ou atender a outros tipos de missões. Um dos clientes em potencial seria a Agência Espacial Japonesa (JAXA).

Curtiu o conteúdo? Continue se atualizando com as notícias mais recentes no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.