A NASA anunciou na última quinta-feira (5) a decisão de adiar o cronograma de lançamento das missões lunares Artemis II e III, as primeiras a levar astronautas à Lua desde o fim da era Apollo, na década de 1970.
No novo calendário, a data de lançamento da Artemis II foi adiada de setembro de 2025 para abril de 2026, sete meses após a data original. Já Artemis III, que antes estava programada para o fim de 2026, está com lançamento previsto para a metade de 2027. Vale lembrar que as missões já haviam sido adiadas anteriormente.
Segundo o chefe da agência espacial americana, Bill Nelson, a mudança foi necessária devido a problemas técnicos na cápsula que transportará a tripulação. O executivo explicou que o escudo térmico da cápsula Orion, feita para proteger os astronautas na reentrada atmosférica, apresentou rachaduras.
"Nós, nossa indústria e nossos parceiros internacionais precisamos desse tempo para garantir que a cápsula Orion esteja pronta para levar nossos astronautas com segurança para as profundezas do espaço e trazê-los de volta à Terra", disse em coletiva de imprensa na última quinta.
Ele ressaltou ainda que a NASA vem realizando inúmeros testes para prever todos os riscos que os astronautas podem enfrentar ao realizar a missão de retorno à Lua. "A segurança dos nossos astronautas sempre será a prioridade nas nossas decisões [...] Não voaremos até estarmos prontos."
Mesmo com a mudança, Nelson destacou que o lançamento ainda deve acontecer antes "muito antes do que foi anunciado pelo governo chinês", que pretende enviar uma missão tripulada à Lua em 2030.
Programa Artemis
Anunciado em 2017, o Programa Artemis tem o objetivo de estabelecer uma presença permanente na Lua e preparar futuras missões a Marte. Em 2022, após atrasos, a missão Artemis 1, que enviou a cápsula não tripulada Orion ao redor da Lua, foi realizada com sucesso. Agora, se tudo der certo, o lançamento da Artemis 3 será o primeiro pouso tripulado na Lua desde a Apollo 17 em 1972.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras notícias sobre astronomia aqui no TecMundo. Aproveite também para descobrir quantas pessoas pisaram na Lua até hoje!
Fontes
Categorias