NASA adia missão tripulada de pouso na superfície da Lua para 2026

2 min de leitura
Imagem de: NASA adia missão tripulada de pouso na superfície da Lua para 2026
Imagem: GettyImages

Na última terça-feira (9), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou que a missão Artemis 2, programada para ser realizada em novembro de 2024, foi adiada para setembro de 2025. Consequentemente, a missão Artemis 3, planejada para acontecer no final de 2025, também foi adiada e deve acontecer somente em setembro de 2026.

Enquanto a missão Artemis 2 realizará um sobrevoo tripulado na órbita da Lua, a Artemis 3 planeja enviar astronautas para a superfície do satélite natural — trata-se do primeiro pouso tripulado na Lua desde a Apollo 17 em 1972. Segundo o administrador associado da NASA, Jim Free, a decisão de atraso foi tomada para garantir mais segurança aos astronautas participantes do projeto.

Parte do motivo do adiamento também é devido ao foguete Starship da Space X, que será utilizado para enviar os astronautas para a Lua. Em ambos os testes, o foguete explodiu.Parte do motivo do adiamento também é devido ao foguete Starship da Space X, que será utilizado para enviar os astronautas para a Lua. Em ambos os testes, o foguete explodiu.Fonte:  GettyImages 

Originalmente, quatro astronautas seriam enviados para pousar na Lua em 2025, mas algumas preocupações relacionadas a espaçonave causaram o adiamento. Além disso, algumas questões de desenvolvimento dos trajes lunares e de sondas também auxiliaram na decisão de adiar ambas as missões.

“A segurança é nossa principal prioridade e, para dar às equipes do Artemis mais tempo para superar os desafios com desenvolvimentos, operações e integração iniciais, vamos dedicar mais tempo ao Artemis 2 e 3. Então, o que eu quero dizer é que estamos ajustando nossa programação para atingir a Artemis 2 em setembro de 2025 e setembro de 2026 para a Artemis 3, que enviará humanos pela primeira vez ao polo sul lunar”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, em uma conferência sobre o adiamento.

Pouso na Lua adiado para 2026

Segundo o vice-administrador associado do programa Moon to Mars da NASA, Amit Kshatriya, após o voo de teste da Artemis 1 no final de 2022, os cientistas encontraram problemas no escudo térmico da cápsula Orion. Ele explica que isso tem sido um grande problema para a agência espacial, pois o escudo até protegeu a cápsula, mas parte dele foi carbonizado pela própria espaçonave.

Os astronautas Jeremy Hansen, Christina Koch, Victor Glover e Reid Wiseman foram os escolhidos para tripular as missões Artemis 2 e 3.Os astronautas Jeremy Hansen, Christina Koch, Victor Glover e Reid Wiseman foram os escolhidos para tripular as missões Artemis 2 e 3.Fonte:  NASA 

Alguns testes revelaram falhas no hardware de suporte à vida da nave, por isso, a equipe técnica deve substituí-lo para a missão Artemis 3. O sistema elétrico de aborto da tripulação também apresentou anomalias durante os testes. Por esses e outros problemas, a NASA decidiu adiar ambas as missões por mais um ano.

"Quero enfatizar que a segurança é nossa prioridade número um. Vocês ouviram isso do administrador hoje; vocês já ouviram isso várias vezes. Enquanto nos preparamos para enviar nossos amigos e colegas nesta missão, estamos comprometidos em lançar como com a maior segurança possível. E, lançaremos quando estivermos prontos. A tripulação é um lembrete constante para nós de como é importante permanecermos focados no trabalho que precisamos fazer para garantir seu retorno seguro", disse Free.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras notícias sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender por que somente 36% das missões lunares deram certo até hoje.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.