Na 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), evento mundial realizado entre os dias 17 e 26 de agosto nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, o Brasil ganhou mais um prêmio, além das cinco medalhas conquistadas pelos estudantes brasileiros: o Selo Evento Neutro atribuído ao Observatório Nacional (ON), que organizou a competição.
O Selo Evento Neutro é uma iniciativa voluntária que premia organizações que demonstram engajamento com a redução dos impactos climáticos por meio de práticas ecologicamente responsáveis. A ideia é que todas as emissões de carbono geradas pelo evento sejam compensadas pelo apoio a um projeto ambiental certificado que tenha absorvido uma quantidade semelhante ao carbono emitido.
Para compensar suas emissões de carbono, a IOAA 2024 apoiou o projeto Terrus Carbon Coffee, uma iniciativa revolucionária de agricultura regenerativa no Brasil. Utilizando uma tecnologia inédita desenvolvida pela startup agrifoodtech Quanticum, o projeto já capturou mais de 28 mil toneladas de carbono compensadas, beneficiando mais de 200 pessoas.
Como a IOAA 2024 compensou suas emissões de carbono?
O Selo Evento Neutro atesta a neutralização das emissões de carbono geradas por eventosFonte: Terrus Carbon Coffee
A 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) reuniu cerca de 550 participantes de 53 países, sendo quase 250 estudantes, além de líderes, guias, coordenadores e equipes de apoio. Englobando organização e realização, o evento emitiu, e neutralizou um total de 4 mil kg de CO2, equivalentes a 4 créditos de carbono.
Quantificadas de acordo com metodologias reconhecidas internacionalmente, essas emissões foram distribuídas entre várias fontes: 181 kg de infraestruturas, 2.626 kg de transporte terrestre e 1.174 kg de resíduos, segundo o site do ON. Dessa forma, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2024 compensou um total de 30 mil kg de dióxido de carbono, o que corresponde ao plantio de 180 árvores.
A certificação de Evento Neutro não é apenas um reconhecimento pela responsabilidade socioambiental da IOAA, mas leva o evento a um novo patamar. Além de promover a excelência científica, a competição se posiciona como um modelo de evento internacional sustentável. É um indicativo de que progresso científico e proteção ambiental podem, e devem, caminhar lado a lado.
IOAA 2024 foi sucesso de parceria entre instituições e empresas privadas
As parcerias e patrocínios foram essenciais para o sucesso da IOAA 2024.Fonte: IOAA 2024/Instagram
O sucesso da 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica resultou de uma sinergia entre patrocinadores parceiros que viabilizaram a realização do evento. Além do patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; o evento teve apoio de outras instituições, como o Observatório do Valongo (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense, o Laboratório Nacional de Astrofísica e o Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Foi também fundamental o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); do Laboratório Nacional de Astrofísica, entidade operadora do Observatório do Pico dos Dias; e da Universidade de Vassouras (Univassouras), que cedeu seu Centro de Convenções para abrigar diversas atividades da Olimpíada.
Entre as empresas privadas que também apoiaram essa iniciativa de educação e ciência, destacam-se a Casio Educação e a solução de segurança online Surfshark, que oferece navegação na web sem rastreio, com uma VPN que blinda todos os seus dispositivos com antivírus, além de proteger sua identidade com um aplicativo completo que pode ser contratado, de forma simplificada, no site da empresa de cibersegurança.
Categorias