O inverno chegou no Brasil e, com ele, a maior incidência de chuvas em quase todas as regiões do país. Contudo, os eventos celestes dentro e acima da atmosfera do planeta não irão parar e, entre uma nuvem e outra, os céus noturnos estarão recheados de espetáculos e maravilhas para os amantes da astronomia!
O evento astronômico mais importante de julho será a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, também conhecida como Delta Aquáridas Austrais! Essa chuva de meteoros é produzida pelos detritos rochosos deixados pelos cometas Marsden e Kracht que estão na trajetória orbital da Terra.
- Descubra: Como identificar cometas e asteroides?
A chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre anualmente entre os dias 12 de julho a 23 de agosto e, este ano, ela atingirá o pico de atividade na noite do dia 31 de julho possibilitando a observação de até 20 meteoros por hora. Esta será uma excelente oportunidade de ver essa chuva de meteoros porque a Lua estará em fase minguante no céu, o que reduz significativamente a luminosidade no céu e torna os meteoros fracos e de brilho tênue mais fáceis de ver.
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul irá irradiar da constelação de Aquário.Fonte: Astronomy Magazine/EXOSS
O fenômeno será facilmente visível de todas as partes do Brasil e uma melhor visualização será atingida de um local escuro e longe de centros urbanos. Os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
Além da chuva de meteoros, os planetas do Sistema Solar também serão protagonistas de espetáculos à parte no céu noturno: logo no dia 1 de julho, a Lua fará uma conjunção com Marte, ficando bastante “próximos” na constelação de Áries; no dia 3 de julho será a vez do planeta Júpiter se aproximar da Lua, dessa vez na constelação de Touro; no dia 22 de julho Mercúrio aparecerá na sua maior distância aparente a leste do Sol, fenômeno chamado de maior elongação, quando o planeta está no melhor momento para ser observado.
Mercúrio, Vênus e a Lua no céu da Alemanha.Fonte: Michael Luy, Trier Observatory, TWAN
O uso de aplicativos de observação celeste como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na busca de objetos e pontos de referência no céu.
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de julho de 2024
01/07: Conjunção entre Lua e Marte
03/07: Conjunção entre Lua e Júpiter
05/07: Lua Nova
13/07: Lua em Quarto Crescente
21/07: Lua Cheia
24/07: Conjunção entre Lua e Saturno e ocultação lunar de Saturno
27/07: Lua em Quarto Minguante
31/07: Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul
Céus limpos e boas observações!
Curtiu o conteúdo? Então, fique sempre atualizado os todos os eventos astronômicos do mês, aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de julho em suas redes sociais!
Categorias