Eclipse solar total visto do espaço: ISS mostra sombra da Lua cruzando a Terra

2 min de leitura
Imagem de: Eclipse solar total visto do espaço: ISS mostra sombra da Lua cruzando a Terra
Imagem: ESA/ NASA

Dia 8 de abril, por volta das 15h07 (horário de Brasília), iniciou o esperado eclipse solar total. Enquanto, na América do Norte, uma multidão se aglomerava em uma faixa estreita que estende da costa do Pacífico no México até a costa leste do Canadá para assistir ao fenômeno, aqueles que não tiveram acesso ao espetáculo, como nós brasileiros, puderam ver as imagens, no sofá de casa, diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).

Comendo pipoca, e sem ter que se preocupar com o tempo nublado, os espectadores do resto do mundo compartilharam a visão dos astronautas, a quase 400 quilômetros de altitude, acima das nuvens. Posicionados no oceano Pacífico, na costa oeste da América do Norte, os ocupantes da ISS viram a sombra da Lua (umbra) passar sobre suas cabeças.

Enquanto, na Terra, pessoas apontavam seus instrumentos ópticos em busca do encaixe perfeito da silhueta da Lua sobre o Sol, do tipo "buraco no céu", os astronautas da ISS produziam fotos e vídeos de uma gigantesca sombra escura se arrastando lentamente sobre o continente norte-americano.

Eclipse solar totalO eclipse solar total visto do espaço. A Lua bloqueou o Sol momentaneamente e partes do continente norte-americana ficou mergulhada na escuridãoFonte: ESA/ NASA

Os preparativos da ISS para o eclipse solar total

A presença da ISS "na primeira fila" do show de eclipse não ocorreu por acaso. Há meses a NASA vem se preparando para o evento: o encontro da órbita do laboratório com o percurso do eclipse vinha sendo ajustado lentamente.

A histórica sombra da Lua se movendo do estado de Nova York, nos EUA, até a Terra Nova, no Canadá, foi capturada diretamente da cúpula da estação espacial, pelos engenheiros de voo da NASA, Matthew Dominick e Jeanette Epps.

Curiosamente, embora a ISS estivesse cruzando os céus durante o eclipse, ela não foi percebida por quem estava assistindo ao fenômeno da Terra. Isso porque, além de ser um objeto muito pequeno quando vista do solo, ela reflete a luz solar, sendo no máximo percebida como um pequeno ponto de luz se movendo rapidamente na frente do Sol (na verdade, a 27,6 mil km/h).

Quando será o próximo eclipse solar?

O próximo eclipse solar total ocorrerá no dia 12 de agosto de 2026, e também passará longe do Brasil. A sua de totalidade se estenderá pelo norte da Espanha, por Portugal, pela Islândia, pela Groenlândia e pela Rússia.

A boa notícia é que, como a ISS está programada para se aposentar só por volta de 2030, ainda poderemos contar com as imagens do seu "streaming".

No Brasil, o próximo eclipse solar total só acontecerá no dia 12 de agosto de 2045. Segundo a plataforma The Sky Live, o fenômeno terá início às 15h58, no estado do Amapá. Em seguida, a umbra percorrerá os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e terminará na costa do Pernambuco por volta das 16h20, em um sábado que promete comemorações.

Mantenha-se sempre atualizado com os eventos celestes aqui no TecMundo, aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos nas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.