Problema dos Três Corpos explica que a ‘Floresta Negra’ resolve o paradoxo de Fermi

2 min de leitura
Imagem de: Problema dos Três Corpos explica que a ‘Floresta Negra’ resolve o paradoxo de Fermi
Imagem: GettyImages

Até o momento, não há nenhuma evidência de que extraterrestres existam e já tenham visitado o planeta Terra; o físico italiano Enrico Fermi também pensou sobre essa possibilidade e propôs o 'paradoxo de Fermi'. Com a idade do universo, é possível que condições favoráveis para a existência da vida também tenham surgido em outras regiões do espaço. Mas se isso realmente aconteceu, onde estão todos os alienígenas?

Mesmo com todas as possibilidades de vida no universo, nunca fomos contactados por uma raça extraterrestre. No seriado Problema dos Três Corpos, da Netflix, a personagem Ye Wenjie passa por um dilema semelhante, quando recebe uma mensagem de um grupo de alienígenas que diz ser pacífico.

A série de TV, baseada na obra literária do escritor chinês Cixin Liu, tentará solucionar o paradoxo de Fermi, mas isso provavelmente só será apresentado na segunda temporada.

Conforme explicado nos livros, o paradoxo de Fermi pode ser respondido por meio da hipótese da Floresta Negra. Imagine que você está em uma floresta escura e amedrontadora, onde precisa sobreviver por mais tempo. Nesse caso, seria necessário se esconder entre as árvores e não revelar sua posição para os outros predadores na floresta.

“O universo é uma floresta escura. Cada civilização é um caçador armado espreitando por entre as árvores como um fantasma, afastando suavemente os galhos que bloqueiam o caminho e tentando caminhar sem fazer barulho”, é descrito em um trecho do segundo livro da franquia de Cixin Liu.

Floresta Negra e o paradoxo de Fermi

Em outras palavras, a teoria da Floresta Negra afirma que ninguém nessa floresta teria coragem de contatar alguém, pois todos parecem predadores que podem destruir reciprocamente.

Inclusive, a teoria vai completamente contra a ideia de que os extraterrestres evoluíram e são completamente benevolentes. O mais interessante é que a hipótese da Floresta Negra estabelece que, nesse cenário, existe um processo de seleção natural onde alguém está mais no topo e é mais temido.

Provavelmente, existem diferentes formas de vida em outras partes do universo, mas a humanidade ainda não coletou nenhuma evidência sobre a possibilidade.Provavelmente, existem diferentes formas de vida em outras partes do universo, mas a humanidade ainda não coletou nenhuma evidência sobre a possibilidade.Fonte:  Getty Images 

Darwin explica que a evolução foi baseada na competição pela sobrevivência. Então, caso extraterrestres fossem confirmados e a teoria da evolução fosse aplicada, provavelmente existiria uma raça alienígena no topo dessa competição de sobrevivência. No entanto, nem tudo é tão parecido assim.

Darwin fala muito sobre a interdependência mútua, em que diversas espécies dependem umas das outras para evoluir; por exemplo, os parasitas dependem de hospedeiros. Nesse caso, a Floresta Negra pode não ser a melhor analogia, pois nela não há interdependência e ninguém deseja entrar em contato com ninguém por medo do que pode acontecer.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais curiosidades como essa aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender se alienígenas estão nos observando e o que é a Hipótese do Zoológico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.