Como as miragens se formam? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: Como as miragens se formam? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Provavelmente, você já assistiu a um filme ou animação que ilustra como pessoas perdidas no deserto podem presenciar um fenômeno ligeiramente estranho: as miragens. Em muitas dessas produções audiovisuais, o protagonista começa a visualizar um oásis repleto de água após andar por quilômetros em um deserto inóspito.

A maioria das pessoas acredita que uma miragem é um tipo de ilusão produzida pelo cérebro humano, mas a verdade é que esse fenômeno é completamente causado pela natureza. Realmente, trata-se de uma ilusão visual percebida pelo observador, mas a sua causa não está conectada com alucinações ou crises esquizofrênicas.

"Miragem, em óptica, é a aparência enganosa de um objeto ou objetos distantes causada pela curvatura dos raios de luz (refração) em camadas de ar de densidade variável. Sob certas condições, como sobre um trecho de pavimento ou ar do deserto aquecido pela luz solar intensa, o ar esfria rapidamente com a elevação e, portanto, aumenta em densidade e poder de refração", é descrito pela enciclopédia Britannica.

A clássica história do Holandês Voador conta relatos de marinheiros que observaram um navio-fantasma que vaga pelos mares sem poder atracar em nenhum lugar.  O navio original da história foi visto pela última vez em 1632, no Triângulo das Bermudas, mas foi citado posteriormente por muitas pessoas que relataram ter visto a embarcação. Não há como confirmar, mas os pesquisadores sugerem que os relatos do Holandês Voador podem ter surgido após miragens.

Mas afinal, o que é uma miragem e como elas se formam? Para compreender um pouco melhor sobre a questão, nós reunimos informações de cientistas e outros especialistas da área.

Como as miragens se formam?

Como já foi citado, as miragens são produzidas pela própria natureza e costumam acontecer em alguns ambientes específicos. Em entrevista ao site Live Science, o astrônomo da Universidade Estadual de San Diego (EUA), Anthony Young, disse categoricamente que uma miragem não é uma ilusão de ótica.

A miragem é um fenômeno real, mas muitas vezes é mal interpretada pelos observadores. Não é à toa que muitos deles acabam confundindo e identificando erroneamente a imagem. O efeito responsável por produzir as imagens durante as miragens é a refração, quando as ondas de luz viajam pelo ar com densidades distintas em diferentes materiais.

Funciona da seguinte forma: normalmente, a luz viaja através de um material em linha reta, mas em alguns materiais diferentes ela se curvará em direção ao ar mais frio, que é mais denso. Esse efeito pode criar dois tipos de miragens.

Miragem superior

A miragem superior costuma ocorrer mais durante a primavera e o verão, quando há inversão térmica e o mar está mais frio que o ar quente da estação — nesse caso, o ar mais próximo da água é mais frio que o ar acima dela. Segundo o estudante de doutorado em imagens ópticas no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Xin Tong, esse efeito ocorre porque as mudanças de temperatura e densidade fazem com que a luz refletida por um objeto se dobre no ar e, como resultado, produza a miragem.

A animação acima apresenta um exemplo clássico de miragem superior, filmada em Moss Landing, nos Estados Unidos.A animação acima apresenta um exemplo clássico de miragem superior, filmada em Moss Landing, nos Estados Unidos.Fonte:  Wikimedia Commons 

Na miragem superior, a imagem parece estar acima da sua posição real, pois a refração passa pelas camadas superiores com o ar mais quente. Na ilusão, parece que o objeto está refletido para cima — pode ser um navio, um iceberg, uma ilha, entre outros objetos.

"Miragens superiores resultam de uma inversão de temperatura quando uma camada de ar mais frio repousa sobre uma camada de ar mais quente, fazendo com que os raios se curvem para baixo, de modo que uma imagem apareça acima do objeto verdadeiro", descreve um estudo sobre miragens publicado na revista científica Institute of Physics.

Ao observar o fenômeno, a visão humana interpreta como se a imagem estivesse flutuando devido à curvatura da luz. Inclusive, alguns cientistas afirmam que os relatos do Holandês Voador podem ser resultado de miragens superiores, também chamadas de 'Fata Morgana'.

Miragem inferior

A miragem inferior costuma ocorrer em ambientes com altas temperaturas, como em desertos ou em uma estrada ensolarada; a imagem é produzida porque o ar mais próximo da superfície é mais quente do que o ar acima dela. Por exemplo, no caso de miragens em desertos, a imagem do céu pode parecer que está na superfície de um deserto — por isso, muitas vezes são confundidas com uma poça de água.

As miragens inferiores em desertos são os tipos mais retratados em obras audiovisuais.As miragens inferiores em desertos são os tipos mais retratados em obras audiovisuais.Fonte:  Getty Images 

"Miragens inferiores ocorrem em superfícies quentes, como estradas. São causadas quando os raios de luz se curvam para cima levando a uma imagem invertida, produzindo a ilusão de água, porque a parte inferior da imagem invertida é muitas vezes o céu", descreve o artigo.

O efeito ocorre porque a luz da parte onde o ar está mais frio é refratada para cima ao passar para a superfície quente, assim, nosso olho interpreta como se aquela imagem estivesse na parte inferior do ambiente.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais curiosidades sobre miragens aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender por que um cientista sugeriu que a expansão do universo é uma 'miragem'.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.