Duna estelar que se move no deserto existe há 13 mil anos, diz estudo

Imagem de: Duna estelar que se move no deserto existe há 13 mil anos, diz estudo
Imagem: Getty Images

Um estudo pioneiro publicado recentemente na revista Scientific Reports apresentou um novo modelo sedimentar que permite que dunas estelares, as mais altas da Terra, sejam finalmente reconhecidas e estudadas no registro rochoso, algo que não era feito até hoje simplesmente porque os geólogos não possuíam um modelo apropriado.

Essa lacuna tem excluído da história geológica do nosso planeta, alguns de seus acidentes geográficos eólicos maiores e mais espetaculares, diz o estudo. Esta pesquisa é a primeira a datar quanto tempo levou para uma duna estelar se formar e explorar sua estrutura interna.

As dunas estelares são enormes formações arenosas com seus característicos braços radiantes (as "pontas da estrela"), comuns nos desertos modernos, em "mares de areia" da África, Arábia, China e América do Norte, e também no planeta Marte e na lua Titã, em Saturno.

Pesquisando a duna de Lala Lallia

Lala Lallia significa o "ponto sagrado mais alto" em berbere.Lala Lallia significa o "ponto sagrado mais alto" em berbere.Fonte:  Bristow & Duller

Para criar um modelo capaz de explicar como estruturas tão grandes se formam através dos tempos, os professores Geoff Duller e Charlie Bristow, das universidades londrinas de Aberystwyth e Birkbeck, foram até a duna estelar Lala Lallia, na região de Erg Chebbi, no sudeste do Marrocos.

Os pesquisadores investigaram o interior da duna estelar com um radar de penetração no solo. Isso permitiu compreender não só com essa estrutura se formou, como levou à elaboração de um modelo inédito "para que os geólogos saibam melhor o que procurar no registro rochoso para identificar essas incríveis características do deserto", diz Bristow.

A abordagem, que também utilizou datação por luminescência, mostrou que a duna começou a se formar durante o evento Dryas Recente, entre 12,9 mil e 11,7 mil anos atrás, no final da última era do gelo na Terra. Na época, os ventos produziram a base de 30 metros e a dura parou de crescer nos próximos 8 mil dos 12 mil anos.

A importância de descobrir os segredos das dunas

Imagem de satélite da duna estelar Lala Lallia no Google Earth 2023. Imagem de satélite da duna estelar Lala Lallia no Google Earth 2023. Fonte:  Bristow & Duller

A pesquisa concluiu que a duna estelar de Erg Chebb chegou aos seus atuais 100 metros de altura e 700 metros de largura nos últimos mil anos, está migrando lentamente para o oeste, e sua construção foi influenciada por uma mudança na direção dos ventos.

Para Duller, "Esta pesquisa é realmente o caso da duna desaparecida: era um mistério o motivo pelo qual não podíamos vê-las no registro geológico. E é só devido à nova tecnologia que podemos agora começar a descobrir os seus segredos", afirma o coautor.

Usando esses dados, a equipe conseguiu reunir a direção dominante do vento na área em diferentes momentos desde pouco depois da última era glacial. Com isso, foi possível apurar a velocidade com a qual a duna se formou e está se movendo pelo deserto: cerca de 50 centímetros por ano.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos sobre a geologia do planeta Terra aqui no TecMundo e não esqueça de compartilhar a matéria com seus amigos, que também gostam desses assuntos. Até a próxima!