A Lua é uma nave alienígena? Entenda a teoria de Vasin-Shcherbakov

Imagem de: A Lua é uma nave alienígena? Entenda a teoria de Vasin-Shcherbakov
Imagem: Getty Images

A Lua é extremamente importante para o planeta Terra. Afinal, o satélite natural é responsável pela força das marés na Terra, pela estabilização do eixo de rotação do planeta, entre outros fatores importantes. Além disso, alguns cientistas também acreditam que a Lua desempenhou um papel muito importante para a formação das condições adequadas para o desenvolvimento da vida.

Desde o início da humanidade, nós observamos a Lua com uma grande curiosidade; até por isso, muitos povos antigos acreditavam que o corpo celeste era, na realidade, algum tipo de entidade espiritual ou mística.

Por exemplo, na mitologia grega a Lua estava associada à deusa Selene; no Egito, os povos afirmavam que o satélite natural estava conectado com a deusa Sin. Assim como essas, existem dezenas de história antigas que caracterizam a Lua como algum tipo de deus.

Atualmente, algumas pessoas que se interessam por teorias da conspiração afirmam que a Lua não é um simples corpo celeste; em vez disso, sugerem que ela poderia ser uma espécie de nave alienígena. Outros propõem que a Lua seja completamente oca e teria funcionado como uma arca de Noé. Mas será que alguma dessas teorias é real?

“Abandonando os caminhos tradicionais do senso comum, nos deparamos com o que à primeira vista pode parecer uma fantasia desenfreada e irresponsável. Mas quanto mais examinamos todas as informações coletadas pelo homem sobre a Lua, mais nos convencemos de que não há um só dado que descarte nossa suposição”, descreve um artigo científico publicado em 1970.

Para explicar um pouco mais sobre a possibilidade da Lua ser uma nave alienígena e compreender a teoria de Vasin-Shcherbakov, nós reunimos informações de astrônomos, físicos e outros cientistas da área.

Seria a Lua uma base alienígena?

Conforme a teoria da Lua Oca, o satélite natural é completa ou substancialmente oco e pode ser uma nave espacial construída por antigas civilizações extraterrestres. O conceito foi comentado pela primeira vez no livro 'Os Primeiros Homens na Lua', em 1901, escrito pelo renomado escritor britânico H.G. Wells — em 1692, o cientista Edmond Halley comentou a hipótese da Terra Oca, mas não mencionou sua parceira orbital.

No livro de H.G. Wells, apenas a possibilidade da Lua ser oca foi mencionada. Então, em meados de 1970, dois cientistas soviéticos sugeriram que a estrutura lunar é oca e também funciona como uma nave espacial desenvolvida por alienígenas. Essa hipótese ficou conhecida como teoria de Vasin-Shcherbakov, nomeada em homenagem aos pesquisadores russos Mikhail Vasin e Alexander Shcherbakov.

De qualquer forma, é importante destacar que nada disso é real. Em um estudo publicado em 2023, uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS) detectou o que há no núcleo interno do satélite, e não é apenas ar. Eles descrevem que a estrutura interna lunar é formada por uma bola de metal sólido com a densidade semelhante à do ferro.

Apesar das teorias sobre a Lua ser oca ou uma nave alienígena, não há evidências concretas que comprovem a veracidade da hipótese.Apesar das teorias sobre a Lua ser oca ou uma nave alienígena, não há evidências concretas que comprovem a veracidade da hipótese.Fonte:  Getty Images

Para descobrir a composição do núcleo lunar, os cientistas analisaram dados sísmicos e ondas acústicas coletados durante missões espaciais e experimentos com lasers. O satélite também é formado por um núcleo externo fluído. Ou seja, a Lua apresenta um interior semelhante ao da Terra, pois é composta por uma camada externa líquida seguida por uma camada interna sólida.

“Nossos resultados questionam a evolução do campo magnético da Lua, graças à demonstração da existência do núcleo interno, e apoiam um cenário de inversão global do manto que traz importantes insights sobre a cronologia do bombardeio lunar nos primeiros bilhões de anos do Sistema Solar”, descreve o recente estudo.

Cientistas debatem a controversa teoria de Vasin-Shcherbakov

A teoria de Vasin-Shcherbakov começou a ser debatida após a viagem da missão Apollo 12 para a Lua, quando os astronautas deixaram cair um módulo lunar na superfície lunar.

No momento da queda, os sismógrafos na Lua detectaram um tipo de barulho que durou cerca de oito minutos, semelhante ao som de um sino. Um ano depois, durante a Apollo 13, os cosmonautas realizaram outro experimento e um som semelhante foi detectado, mas a sua duração foi de três horas.

O artigo de Vasin e Shcherbakov, intitulado de 'A Lua é uma criação de seres inteligentes?', foi publicado em uma revista científica prestigiada da União Soviética. No estudo, eles levantaram a teoria de que a Lua foi criada por extraterrestres há milhões ou bilhões de anos, provavelmente, para funcionar como um tipo de arca de Noé.

Segundo a teoria cientistas russos, a Lua seria uma criação alienígena.   Segundo a teoria cientistas russos, a Lua seria uma criação alienígena.   Fonte:  Getty Images

Além dos sons estranhos, os soviéticos propuseram a ideia devido à observação das crateras que caíram em solo lunar; ambos descreveram que as crateras são muito rasas e planas e, possivelmente, estavam atingindo apenas a estrutura blindada do satélite.

Conforme explica a hipótese, os extraterrestres podem ter criado o satélite do zero ou utilizado um corpo celeste existente. Dessa forma, o interior seria completamente tecnológico e o exterior seria formado por um revestimento rochoso para camuflar a suposta nave espacial.

E você, já conhecia a teoria de Vasin-Shcherbakov?  Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos que também gostam desses assuntos. Até breve!