O sistema solar já teve 15 planetas orbitando o Sol. Onde eles foram parar?

2 min de leitura
Imagem de: O sistema solar já teve 15 planetas orbitando o Sol. Onde eles foram parar?
Imagem: NASA

As verdades científicas são construídas à medida que nosso poder de observação evolui. Hoje juramos que nosso sistema solar tem oito planetas orbitando o Sol, e estamos absolutamente certos, pelo menos até o momento. No entanto, há alguns anos, tiraria dez na prova de Astronomia quem cravasse quinze planetas. O que nos leva a uma questão: onde estão os sete planetas que sumiram?

Embora cerca de mais de um bilhão de objetos com mais de um metro de diâmetros orbitem a nossa estrela central, somente oito deles estão hoje na categoria de planetas. A última vez que a União Astronômica Internacional (IAU) se reuniu, em 2006, se reuniu para fixar os parâmetros sobre o que define um planeta, Plutão passou a ser considerado um planeta-anão, com Ceres, Haumea, Makemake e Eris.

Na reunião que rebaixou Plutão, a IAU definiu três requisitos fundamentais para que um objeto do sistema solar pudesse receber o título de planeta. O primeiro deles, naturalmente, é orbitar o Sol, o que deixa qualquer os mais de 200 satélites naturais fora da disputa, por maiores que sejam, como Ganimedes, a lua de Júpiter maior do que Mercúrio.

Que objetos são considerados planetas no sistema solar?

Orbitar o Sol, ter equilíbrio hidrostático e limpar sua órbita são os três quesitos para ser planeta.Orbitar o Sol, ter equilíbrio hidrostático e limpar sua órbita são os três quesitos para ser planeta.Fonte:  Getty Images 

Além de orbitar o Sol, um planeta de verdade deve atingir o equilíbrio hidrostático, ou seja, a força da gravidade que puxa o seu material para o centro tem que ser equilibrada pela pressão interna do material, que empurra para fora. Resumindo: ele tem que ser mais ou menos esférico.

O último critério é o mais polêmico: um planeta deve limpar sua órbita de qualquer outro material. Isso significa que ele tem que ser a principal e indiscutível contribuição em termos de massa para o conjunto de objetos com os quais divide a órbita. Com cerca de 7% da massa de todos os objetos com os quais compartilha órbita, Plutão "dançou" nessa.

Parece meio contraditório, quando se observa que Júpiter tem uma miríade de asteroides troianos, que coexistem com o planeta na órbita solar, com diâmetros que variam de alguns metros a muitos quilômetros. Porém, somados, não representam nem um milésimo por cento da massa total contida na órbita do planeta.

Afinal, quais eram os 15 planetas do sistema solar e onde estão?

Pelo menos cinco anões já foram planetas antes.Pelo menos cinco anões já foram planetas antes.Fonte:  Getty Images 

Além dos oito planetas hoje oficiais, temos Plutão, que era e continua sendo um planeta para a grande das pessoas que estão lendo essa matéria agora, além dos já citados: Ceres, Haumea, Makemake e Eris. Como isso resulta em um total de 13 planetas, mas ainda ficam faltando dois.

Os dois planetas que seguem 'desaparecidos', que existem em simulações científicas da formação do Sol, podem ter sido destruídos por colisões no passado, ou talvez sejam alguns daqueles asteroides que transitam normalmente pela órbita solar, dentro do Cinturão de Kuiper.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para conhecer as três novas divindades do nosso universo, confirmadas pelo Telescópio Espacial James Webb.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.