Você consegue resolver os desafios de matemática do Dia do Pi da NASA?

2 min de leitura
Imagem de: Você consegue resolver os desafios de matemática do Dia do Pi da NASA?
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Hoje, 14 de março, é comemorado o Dia do Pi. A escolha do dia não é por acaso, já que 3/14 é a forma padrão como as datas são grafadas nos EUA, com o mês antes do dia. Os algarismos correspondem aos valores iniciais da constante matemática p (pi) que está sendo homenageada hoje, e equivale, aproximadamente, a 3,14159.

O pi, definido como a razão entre o perímetro de um círculo e seu diâmetro, é um número irracional e, embora não seja muito popular no Brasil, o Dia do Pi é celebrado mundialmente. Além das tradicionais atividades educacionais, no dia são também realizadas as competições de memorização dos dígitos do pi, compartilhamento de pizzas e tortas (iniciadas com a sílaba "pi" em inglês) e discussões sobre a importância do pi e da matemática.

Seguindo a tradição, a NASA comemora o Dia do Pi, lançando uma série de desafios, que qualquer pessoa pode tentar resolver. São quatro problemas elaborados pelo Departamento de Educação do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, e envolvem situações reais vividas pelos engenheiros para solucionar missões importantes. Veja abaixo:

Dia do Pi 2024: o Enigma do Receptor

O desafio do receptor envolve um gato perseguindo o laser.O desafio do receptor envolve um gato perseguindo o laser.Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

Inspirado em uma experiência realizada em dezembro de 2023, o desafio propõe que você determine para onde uma demonstração da tecnologia DSOC (Comunicação Óptica Espacial Profunda, em português), instalada na sonda Psyche, deve direcionar uma mensagem a laser contendo um vídeo de gato, para que ela chegue à Terra e estabeleça um novo recorde de tempo de transmissão (como ocorreu realmente).

Dia do Pi 2024: Deflexão Atrevida

O asteroide Dimorphos tem 4,3 bilhões de quilos. O asteroide Dimorphos tem 4,3 bilhões de quilos. Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

O problema aqui propõe repetir a façanha da espaçonave DART que, em 2022, desviou a órbita do asteroide Dimorphos. Para isso, você precisa descobrir a mudança na órbita do asteroide, depois que a NASA atingiu de propósito sua superfície com a DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo).

Dia do Pi 2024: Observação de Órbita

O satélite NiSAR medirá movimentos na superfície da Terra a cada 2 dias.O satélite NiSAR medirá movimentos na superfície da Terra a cada 2 dias.Fonte:  NASA/JPL/Caltech 

Nesse desafio, você tem que medir quantos dados serão capturados pelo satélite NISAR (Radar de Abertura Sintética NASA-ISRO) cada vez que ele orbita a Terra, monitorando o solo e as superfícies geladas do nosso planeta.

Dia do Pi 2024: Mapeadores lunares

A missão CADRE enviará robôs do tamanho de malas para a Lua.A missão CADRE enviará robôs do tamanho de malas para a Lua.Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

Para demonstrar a tecnologia CADRE (livremente traduzida como Exploração Robótica Distribuída Autônoma Cooperativa), você tem que calcular a distância que um pequeno veículo espacial tem que percorrer para mapear parte da superfície lunar.

Todos esses problemas, e outros adicionais, estão disponíveis no link do Desafio do Dia do Pi da NASA, onde você poderá baixar a planilha dos problemas, o gráfico para colocar na sua área de trabalho e mais informações sobre os assuntos trabalhados.

Gostou do conteúdo? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.