Eclipse lunar penumbral: o evento astronômico imperdível no final de março

2 min de leitura
Imagem de: Eclipse lunar penumbral: o evento astronômico imperdível no final de março
Imagem: Getty Images

Anualmente, ocorrem diversos tipos de eclipses lunares e solares, ambos eventos que podem ser observados em diferentes regiões da Terra. No próximo dia 25 de março de 2024, a humanidade poderá observar no céu noturno o eclipse lunar penumbral; no mesmo período também ocorrerá uma Lua cheia — o último evento astronômico do tipo ocorreu entre os dias 5 e 6 de maio de 2023.

Os especialistas da área afirmam que o eclipse lunar penumbral não é tão perceptível quanto os eclipses totais e parciais. Inclusive, em muitas ocasiões, os observadores acabam confundindo o fenômeno penumbral com uma simples Lua cheia.

O eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados de forma específica, e nosso satélite natural passa pela área mais externa da sombra da Terra, chamada de penumbra. Durante o fenômeno, a Lua pode parecer um pouco mais escura do que o normal, por isso nem todas as pessoas conseguem diferenciar entre o evento penumbral e uma Lua cheia comum.

Eventos lunares no mês de março

  • 08/03: Conjunção entre Lua e Vênus e Lua e Marte
  • 10/03: Lua Nova
  • 13/03: Conjunção entre Lua e Júpiter
  • 17/03: Lua em Quarto Crescente
  • 25/03: Lua Cheia e eclipse lunar penumbral

A imagem mostra o eclipse lunar penumbral que ocorreu em março de 2016; no lado direito é apresentado o máximo lunar do evento.A imagem mostra o eclipse lunar penumbral que ocorreu em março de 2016; no lado direito é apresentado o máximo lunar do evento.Fonte:  Teale Britstra 

“A órbita da Lua em torno da Terra é inclinada em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Essa inclinação é a razão pela qual temos eclipses ocasionais em vez de eclipses todos os meses.... Se você não sabe que isso está acontecendo, você pode perder. A Lua viaja através da penumbra da Terra, ou a tênue parte externa de sua sombra. A Lua escurece tão ligeiramente que pode ser difícil notar”, disse a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).

Como observar o eclipse lunar penumbral

Em algumas situações, os eclipses solares nem sempre são observáveis em todas as regiões da Terra; por exemplo, o eclipse solar anular que ocorrerá em 2024 não poderá ser observado no Brasil. Ao contrário disso, o eclipse lunar penumbral e os outros eventos lunares podem ser visualizados em todas as regiões da Terra durante a noite.

Eclipses lunares penumbrais não são anuais; o último evento ocorreu em abril de 2023, mas o anterior aconteceu em novembro de 2020.

O evento penumbral em específico é ainda mais visível a olho nu; no dia 25 de março, você poderá contemplar o fenômeno durante a noite. A potência máxima ocorrerá às 05h12 (horário de Brasília). No entanto, é importante destacar que o céu noturno deve estar limpo de nuvens para uma boa observação e, mesmo assim, não será tão fácil percebê-lo.

Gostou do conteúdo? Fique sempre atualizado com mais curiosidades sobre os eclipses lunares e solares aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender, o que é o Antropoceno Lunar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.