Apple alerta: não use arroz para ajudar a secar um iPhone molhado

1 min de leitura
Imagem de: Apple alerta: não use arroz para ajudar a secar um iPhone molhado
Imagem: GettyImages

Quando o seu celular acidentalmente entra em contato com líquidos, como cair na piscina ou estar próximo a um copo d'água derramado, o que você faz em seguida? Um conselho muito comum é colocar o aparelho em um pote com arroz.

O grão supostamente ajuda a absorver a água do smartphone mais rapidamente e devolve ele ao estado normal. No cenário mais otimista, ele seria capaz até de "salvar" um dispositivo que, se ficasse molhado por mais tempo, poderia estragar em definitivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas será que isso é realmente eficaz? A própria Apple, responsável pela linha iPhone de celulares, tem uma recomendação nesse caso de contato com líquidos na sua página de suporte.

Arroz ajuda ou não a secar um iPhone?

De acordo com a Apple, não é recomendável colocar o celular em uma vasilha com arroz se ele estiver molhado. Se você fizer isso, há o risco de "permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o seu iPhone" ao entrarem na parte interna do dispositivo pelo espaço do conector.

O arroz só vai ajudar a remover a umidade externa do aparelho, o que é insuficiente para que ele de fato fique completamente seco.

É igualmente desaconselhável que você tente secar o aparelho com uma fonte externa de calor ou ar comprimido, como uma secadora ou o forno micro-ondas, por exemplo. Além disso, não insira um objeto no conector para tentar tirar a umidade de dentro, como um cotonete ou algodão

O ideal é dar pequenas batidas no corpo do aparelho com o conector Lightning ou USB-C voltado para baixo até que todas as gotas de líquido caiam. Depois disso, você deve deixar o iPhone "em uma área seca com algum tipo de fluxo de ar".

O aviso de que há líquido no interior do iPhone existe do iPhone XS em diante.O aviso de que há líquido no interior do iPhone existe do iPhone XS em diante.Fonte:  Apple Support 

Só depois de 30 minutos nessa posição, você pode tentar ligar ou recarregar o aparelho novamente.

Se o aviso de que a recarga não está disponível ou foi paralisada por líquido detectado, pare imediatamente a operação e volte ao primeiro passo — agora deixando o dispositivo por todo um dia nessa posição até secar naturalmente. Caso nem isso resolva, procure uma assistência técnica autorizada ou contate o suporte da própria companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.