3 novas luas foram encontradas em Urano e Netuno

2 min de leitura
Imagem de: 3 novas luas foram encontradas em Urano e Netuno
Imagem: Getty Images

O Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional (IAU) anunciou oficialmente que foram detectadas três novas luas no Sistema Solar — uma delas havia sido observada em 2002, mas ficou ‘desaparecida’ até 2021. Enquanto duas luas foram descobertas próximo da órbita de Netuno, a outra foi encontrada orbitando Urano.

A partir de agora, a contabilização de satélites naturais no Sistema Solar subiu para 293. O órgão da IAU é responsável por nomear alguns objetos cósmicos, como planetas, cometas, asteroides, luas, entre outros tipos de corpos celestes.

Em comunicado, os cientistas afirmam que as luas são consideradas as mais fracas em torno desses dois planetas já detectadas por telescópios na Terra, por isso, foi necessário utilizar um processamento especial de imagens. A equipe responsável pela pesquisa utilizou dados de observatórios no Havaí e no Chile.

A lua encontrada em Urano, nomeada provisoriamente como S/2023 U1, possui aproximadamente 8 quilômetros de diâmetro e orbita o planeta em 680 dias. Ela foi a 28ª lua oficialmente reconhecida em Urano, descoberta em 4 de novembro de 2023.

A imagem apresenta a nova lua de Urano, S/2023 U1.A imagem apresenta a nova lua de Urano, S/2023 U1.Fonte:  Scott Sheppard 

Em Netuno, foram descobertos os satélites naturais S/2002 N5 e S/2021 N1; enquanto o primeiro tem tamanho de 23 quilômetros e orbita o planeta a cada nove anos, o segundo possui 14 quilômetros e faz a volta em Netuno a cada 27 anos. No total, o planeta conta com 16 luas oficiais.

“As três luas recém-descobertas são as mais fracas já encontradas em torno desses dois planetas gigantes gelados usando telescópios terrestres. Foi necessário um processamento especial de imagem para revelar objetos tão tênues”, disse o astrônomo do Carnegie Institution for Science nos Estados Unidos, Scott Sheppard, em um comunicado oficial sobre a descoberta.

Novas luas em Urano e Netuno

Como já foi mencionado, os nomes dos satélites oficializados são provisórios; a lua de Urano será nomeada em homenagem a um personagem da obra de William Shakespeare, enquanto as luas de Netuno receberão nomes inspirados na mitologia grega.

Por serem pequenas e estarem extremamente distantes da Terra, não é tão simples detectá-las utilizando telescópios terrestres, por isso os cientistas utilizaram uma técnica de empilhamento de imagens capaz de destacá-los.

Os dados sugerem que as três luas possuem uma forma semelhante a um ovo e estão inclinadas em relação aos planetas que orbitam. Estas características indicam que elas não nasceram próximas a eles, mas foram capturadas pela força gravitacional algum tempo após a formação.

“Mesmo Urano, que está inclinado de lado, tem uma população lunar semelhante à de outros planetas gigantes que orbitam o nosso Sol. E Netuno, que provavelmente capturou o distante objeto do Cinturão de Kuiper, Tritão — um corpo rico em gelo maior que Plutão — um evento que poderia ter perturbado seu sistema lunar, tem luas externas que parecem semelhantes às de seus vizinhos”, disse Sheppard.

Gostou do conteúdo? Então, fique sempre atualizado com mais recentes descobertas no Sistema Solar aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber também o porquê, não existem luas gasosas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.