Céu de Fevereiro terá “encontro” da Lua com Vênus e Júpiter

1 min de leitura
Imagem de: Céu de Fevereiro terá “encontro” da Lua com Vênus e Júpiter
Imagem: Getty Images

Todas as noites são convites a criarmos o hábito de observar o céu e nos maravilharmos com os eventos astronômicos que embelezam a escuridão celeste. Reconhecer constelações e suas estrelas principais, identificar os planetas e perceber a mudança de brilho da superfície lunar ao longo dos dias é um hábito possível de ser feito durante todo o ano e em fevereiro não será diferente!

Os destaques astronômicos do mês mais carnavalesco do ano contam com belos encontros celestes entre a Lua e Vênus e a Lua e Júpiter, nos dias 7 e 15 de fevereiro, respectivamente.

Esse fenômeno é chamado de conjunção e ocorre sempre que dois ou mais objetos astronômicos (dois planetas, um planeta e a Lua, o Sol e um planeta entre outras) parecem estar próximos um do outro no céu. Em um linguajar mais técnico, isso significa que eles têm ascensão reta e/ou longitude eclíptica iguais, ou próximas, as coordenadas celestes que determinam as posições dos corpos celestes.

Conjunção entre Lua e JúpiterConjunção entre Lua e JúpiterFonte:  Jordi L. Coy 

É importante notar que conjunções são fenômenos aparentes causado pela perspectiva do observador: os dois objetos envolvidos não estão realmente próximos um do outro no espaço, mas sim separados por milhões de quilômetros de distância.

É exatamente isso que ocorrerá na noite do dia 7 de fevereiro, quando a Lua minguante e Vênus se aproximarão no céu na direção da constelação de Sagitário, e no dia 15 de fevereiro, onde a Lua, dessa vez crescente, se encontrará com Júpiter na constelação de Áries.

Além destas, outra bela conjunção embelezará os céus em fevereiro: na noite do dia 22, Marte e Vênus estarão próximos entre si na constelação de Capricórnio. Estes eventos podem ser vistos facilmente a olho nu ou com o auxílio de binóculos e telescópios.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são excelentes aliados para observação e identificação de objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de fevereiro de 2024

02/02: Lua em Quarto Minguante

07/02: Conjunção entre Lua e Vênus

09/02: Lua Nova

15/02: Conjunção entre Lua e Júpiter

16/02: Lua em Quarto Crescente

22/02: Conjunção entre Marte e Vênus

24/02: Lua Cheia

Céus limpos e boas observações!

Fique sempre atualizado com os próximos eventos celestes aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de fevereiro com seus amigos que também gostam de astronomia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.