Conjunção entre Marte e Mercúrio poderá ser vista a olho nu neste mês

2 min de leitura
Imagem de: Conjunção entre Marte e Mercúrio poderá ser vista a olho nu neste mês
Imagem: Dirk Pons/Flickr

No próximo dia 27 de janeiro, ocorrerá a primeira conjunção planetária do ano, na qual os planetas Mercúrio e Marte passarão a um quinto de grau (12 minutos de arco) um do outro. Como cada grau tem 60 segundos de arco, isso significa que os dois planetas estarão aparentemente muito próximos no céu, com uma pequena separação angular.

Para os observadores astronômicos, essa é uma excelente oportunidade para ver os dois planetas a olho nu, ou usando instrumentos ópticos simples. Porém, fique atento, pois a conjunção de planetas mais próximas deste ano acontecerá pela manhã, pouco antes do nascer do sol.

Diferente do alinhamento planetário, quando os corpos celestes ficam “em fila” no céu, a conjunção envolve uma distância menor entre os objetos. Logicamente, tudo não passa de uma bela ilusão de ótica, pois, na verdade, esses eles estão muito distantes uns dos ouros no espaço cósmico.

Detalhes da conjunção planetária mais próxima de 2024

A conjunção planetária poderá ser também observada no dia seguinte.A conjunção planetária poderá ser também observada no dia seguinte.Fonte:  Getty Images 

A conjunção planetária entre Mercúrio e Marte ocorrerá no dia 27 de janeiro de 2024 e será visível a olho nu, com a menor distância aparente ocorrendo às 15:48 GMT (12h48 em Brasília). No Brasil, você ainda poderá assistir ao fenômeno na manhã do dia 28, embora os planetas já estejam um pouco mais distantes, pois Mercúrio é mais rápido em questão de movimento.

No hemisfério norte, os dois planetas estarão baixos, acima do horizonte e a sudeste, na constelação de Sagitário. Mas aqui, abaixo do Equador, ambos estarão um pouco mais altos no céu.

Como ver a conjunção planetária entre Mercúrio e Marte?

No hemisfério sul, Mercúrio e Marte estarão mais altos no céu.No hemisfério sul, Mercúrio e Marte estarão mais altos no céu.Fonte:  Getty Images 

Para observar a conjunção planetária no Brasil, na manhã do dia 28 de janeiro, procure um local com céu limpo e o mais escuro possível, uma vez que o melhor horário para observação é entre uma e meia hora antes do nascer do sol, que está previsto para as 5h58, embora possa variar dependendo da sua localização específica dentro do país.

Para localizar a posição dos planetas de forma mais precisa, você pode recorrer a aplicativos de astronomia, como o Sky Tonight, cuja imagem no celular corresponde ao céu real.

Siga os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo e digite o nome do planeta procurado na barra de pesquisa.
  • Toque no botão de alvo, ao lado do resultado relevante, e o app mostrará a localização do planeta no mapa do céu.
  • Toque na bússola para encontrar a posição real do planeta no céu acima da sua cabeça.
  • Uma seta irá aparecer, e aí basta segui-la até avistar o planeta real.

Conjunções planetárias em 2024

A conjunção Mercúrio-Marte é a primeira de muitas conjunções, que vamos ter durante o ano de 2024. Por isso, anote as próximas datas em sua agenda para não perder nenhuma!

  • 22 de fevereiro de 2024: Vênus-Marte;
  • 21 de março de 2024: Vênus-Saturno;
  • 3 de abril de 2024: Vênus-Netuno;
  • 10 de abril de 2024: Marte-Saturno;
  • 20 de abril: Júpiter-Urano;
  • 29 de abril de 2024: Marte-Netuno;
  • 31 de maio de 2024: Mercúrio-Urano;
  • 4 de junho de 2024: Júpiter-Mercúrio;
  • 15 de julho de 2024: Marte-Urano;
  • 7 de agosto de 2024: Mercúrio-Vênus;
  • 14 de agosto de 2024: Marte-Júpiter.

Curtiu do conteúdo? Então, fique por dentro de todos os principais eventos astronômicos do ano aqui no TecMundo e não se esqueça de compartilhar a matéria com seus amigos nas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.