Starship é lançada com sucesso em segunda tentativa da SpaceX

3 min de leitura
Imagem de: Starship é lançada com sucesso em segunda tentativa da SpaceX
Imagem: Getty Images

Neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília), a SpaceX realizou a decolagem da nave Starship com sucesso, considerada a nave espacial mais poderosa do mundo até então. Trata-se da segunda tentativa de voo; em abril, a companhia de Elon Musk já havia enviado uma nave idêntica, contudo, o lançamento falhou e o foguete explodiu por conta de um problema no propulsor Super Heavy.

No segundo lançamento, todos os motores foram ativados com sucesso e a Starship fez uma bela decolagem em direção ao espaço e, felizmente, ela teve mais êxito que a última tentativa - que não durou mais que três minutos. Após cerca de quatro minutos, os dois primeiros estágios, propulsor e cápsula, foram desconectados com sucesso e a nave continuou em direção à órbita da Terra.

Considerado o foguete espacial mais poderoso da história, a Starship possui 121 metros e é equipada com 33 motores no primeiro estágio e outros 6 no segundo. Após algum tempo da transmissão ao vivo da SpaceX, os apresentadores afirmaram que perderam contato com a nave e que, provavelmente, ela explodiu em direção à órbita da Terra - mesmo se isso tiver acontecido, eles já consideraram o lançamento um grande sucesso.

“Com 120 metros de altura, uma nave estelar totalmente empilhada não é apenas o veículo de lançamento mais poderoso do mundo, mas também o mais alto. Em termos mais técnicos de medição, a Starship tem cerca de um Mechagodzilla de altura. O teste de voo de hoje apresentará um novo método de separação de estágios na Starship chamado hot-staging”, disse a SpaceX em publicação oficial no X (antigo Twitter).

Starship e SpaceX

Assim como na primeira vez, o segundo teste de voo também não foi tripulado e foi lançado na base área da SpaceX em Boca Chica, nos Estados Unidos. Apesar de os especialistas da companhia não terem esperança de que a nave realizará todo o seu percurso, a missão da nova tentativa é enviar a nave até à órbita do planeta e, assim, retornar para a Terra; tudo isso deve demorar aproximadamente 1h30.

Starship LançamentoApesar de ser projetada para realizar lançamentos para Lua e Marte, os três primeiros voos da Starship serão focados em turistas espaciais.Fonte: SpaceX

Durante o primeiro lançamento, a Starship explodiu apenas três minutos após a decolagem, mesmo assim, a companhia de Elon Musk comemorou que a nave conseguiu sair do chão - o objetivo final da SpaceX não era reutilizar a nave. Como é uma operação de testes, todos os voos, incluindo aqueles que falharam, são considerados importantes para coletar dados para melhorar a missão até os tão aguardados lançamentos tripulados da Starship.

A Starship foi projetada para transportar até 100 pessoas em missões de longo alcance, como para a Lua, para Marte e de volta para a Terra. Inclusive, é a nave que será utilizada na missão Artemis 3, da NASA, com o objetivo de enviar astronautas de volta à superfície da Lua em meados de 2025.

"O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros. O segundo teste de voo estreará um sistema de separação de estágio quente e um novo sistema eletrônico Thrust Vector Control (TVC) para motores Super Heavy Raptor, além de reforços na base da almofada e um defletor de chama de aço resfriado a água, entre muitas outras melhorias", foi publicado na página oficial da SpaceX.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras curiosidades sobre o planeta Terra aqui no TecMundo e aproveite para descobrir como a NASA planeja construir habitações na superfície lunar até 2040.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.