Imagem de: Telescópio James Webb detecta dióxido de carbono em um centauro pela primeira vez
Imagem: NASA/JPL-Caltech

O Telescópio Espacial James Webb conseguiu o enorme feito de capturar a liberação de dióxido de carbono por um centauro. As observações se concentraram no centauro ativo 39P/Oterma, fornecendo informações importantes sobre os mecanismos que impulsionam sua atividade.

Os centauros são, em sua maioria, pequenos corpos cujo semi-eixo maior de órbita se estende até a região dos grandes planetas. Na maioria das vezes, eles se movem entre Júpiter e Netuno, e suas trajetórias cruzam o caminho de um ou mais planetas.

“O estudo dos centauros é importante porque eles são objetos muito bem preservados que podem nos dizer muitas coisas importantes sobre a composição química e os processos físicos do jovem Sistema Solar”, explica a principal autora do estudo, Dra. Olga Harrington Pinto da Universidade de Auburn.

Novas observações do centauro 39P/Oterma revelaram pela primeira vez a presença de emissão de gás dióxido de carbono.Novas observações do centauro 39P/Oterma revelaram pela primeira vez a presença de emissão de gás dióxido de carbono.Fonte:  NASA

O Centauro 39P/Oterma

A descoberta do 39P/Oterma ocorreu em 1943 pelo astrônomo finlandês Liisi Oterma e durante muito tempo, foi considerado um cometa. No entanto, as características de sua trajetória indicam que se trata de um centauro, apesar de apresentar diversos atributos típicos dos cometas.

Ilustração artística mostrando uma criatura centauro e cometas. Centauros são pequenos corpos planetários que orbitam entre Júpiter e Netuno.Ilustração artística mostrando uma criatura centauro e cometas. Centauros são pequenos corpos planetários que orbitam entre Júpiter e Netuno.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

Os astrônomos classificam-no como um dos centauros ativos - objetos parecidos com cometas que têm caudas, mas não se aproximam do Sol na sua trajetória.

Revelações cósmicas

Para este estudo inovador, os pesquisadores aproveitaram o poder do Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec) do JWST, complementado por observações terrestres do Observatório Gemini North e do Telescópio Lowell Discovery.

A investigação ocorreu enquanto o 39P/Oterma orbitava próximo ao seu periélio (o ponto de maior aproximação do Sol) a uma distância de 5,82 unidades astronômicas em julho de 2022.

Ao longo dos anos, o periélio do 39P/Oterma passou por mudanças graduais: 3,39 UA em 1958, 5,47 UA em 1983 e 5,71 UA em 2023, com projeções apontando para 5,91 UA e 6,15 UA em 2042 e 2246, respetivamente.

A análise dos dados do JWST NIRSpec confirmou a presença de dióxido de carbono no Centaur 39P/Oterma, marcando uma descoberta significativa. Essa é a menor quantidade de dióxido de carbono já identificada em um centauro ou cometa.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas descobertas do Telescópio Espacial James Webb aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber um pouco mais sobre o amanhecer cósmico e as galáxias do início do universo.