NASA encontra elemento químico raro na explosão de uma Kilonova

Imagem de: NASA encontra elemento químico raro na explosão de uma Kilonova
Imagem: Getty Images

O Telescópio Espacial James Webb confirmou a existência de elementos pesados em uma explosão de raios gama (GRB), especificamente a GRB 230307A. Essa é a segunda explosão de raios gama mais brilhante já observada, que surge a partir de uma kilonova.

A principal característica da descoberta é a presença do telúrio, um elemento químico que pertence ao complexo reino dos metaisoides na tabela periódica. Os cientistas também especulam que o iodo, um elemento não-metal vital para a vida na Terra, possa estar presente na explosão de raios gama.

Imagem da localização da kilonova GRB 230307A.Imagem da localização da kilonova GRB 230307A.Fonte:  NASA, ESA, CSA, STScI, Andrew Levan (IMAPP, Warw)

Tesouro cósmico

Andrew Levan, professor de astrofísica da Universidade Radboud, na Holanda, e professor honorário da Universidade de Warwick, no Reino Unido, principal autor do estudo, observou: "Pouco mais de 150 anos desde que Dmitri Mendeleev escreveu a tabela periódica de elementos, agora estamos finalmente em condições de começar a preencher as últimas lacunas de compreensão de onde tudo foi feito, graças ao Telescópio Espacial James Webb."

Apesar do telúrio ser um dos elementos mais raros da Terra, sendo mais escasso até que a platina, ele pode ser usado em uma grande variedade de aplicações, como semicondutores, refino de petróleo e células solares.

O telúrio foi encontrado em nebulosas planetárias e estrelas antigas, o que o tornar ainda mais raro. O iodo, elemento coexistente, desempenha um papel fundamental no alívio do stress e da inflamação nos seres humanos, sublinhando a sua importância para a vida na Terra.

Novidades astronômicas

O GRB 230307A, que teve uma duração impressionante de 200 segundos e uma intensidade aproximadamente 1000 vezes maior do que os GRBs convencionais, apareceu pela primeira vez no radar graças ao Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi da NASA, em março de 2023.

Dados espectrais do GRB 230307A conforme observado pelo JWST.Dados espectrais do GRB 230307A conforme observado pelo JWST.Fonte:  NASA, ESA, CSA, J. Olmsted (STScI)

As observações subsequentes foram realizadas 29 e 61 dias após a explosão, usando instrumentos de espectroscopia e imagem no infravermelho médio do JWST. As primeiras observações deste GRB datam de mais de cinco décadas, com a primeira detecção ocorrendo em 2 de julho de 1967, e a confirmação oficial em 1969.

Os GRBs são categorizados como curtos ou longos, com rajadas curtas durando menos de dois segundos e as longas persistindo por vários minutos. As kilonovas, nascidas da fusão de duas estrelas de nêutrons, são consideradas o berço de elementos muito mais raros e pesados que o ferro.

No entanto, semelhantes aos elementos elusivos que supostamente dão origem, são excepcionalmente raras e notoriamente difíceis de detectar.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais novidades da química astronômica como essa aqui no TecMundo, não esqueça de compartilhar a matéria em suas redes sociais e com seus amigos que também gostam desses assuntos.