Ponto Nemo: conheça o lugar mais remoto da Terra

2 min de leitura
Imagem de: Ponto Nemo: conheça o lugar mais remoto da Terra
Imagem: Getty Images

O lugar mais remoto da Terra, o Ponto Nemo é um enigma localizado no sul do Oceano Pacífico, a cerca de 2.688 quilômetros da Antártida e cercado por pequenas ilhas oceânicas, incluindo Ducie, Pitcairns, Motu Nui e Maher.

Também conhecido como Polo de Inacessibilidade do Pacífico, seu nome em latim significa "ninguém". Suas coordenadas específicas são 48°52,6'S 123°23,6'W. Esses números o situam no extremo da solidão, onde os seres humanos raramente se arriscam. Mas o que tem de tão misterioso e perigoso neste ponto tão distante da Terra? É o que você vai descobrir a seguir!

5 coisas que você precisa saber sobre o Ponto de Nemo

O local mais solitário da Terra

O isolamento do Ponto Nemo é incomparável. Com 2.688 quilômetros, este local desolado abrange 22 milhões de quilômetros quadrados, cerca de 35 vezes o tamanho da França.

O seu vizinho mais próximo, a Ilha de Páscoa, fica a mais de 3.090 quilômetros de distância, enquanto o assentamento permanente mais próximo fica a apenas 415 quilômetros - o caminho orbital da Estação Espacial Internacional, que o orbita várias vezes ao dia.

Cemitério de naves espaciais

Seu extraordinário isolamento tem um objetivo único dentro da comunidade espacial internacional. Ele foi designado como um cemitério de naves espaciais.

Os detritos espaciais, incluindo satélites e espaçonaves extintas, são guiados para a reentrada na atmosfera da Terra em torno do Ponto Nemo. Essa estratégia garante a eliminação segura destes objetos ao mergulharem no oceano, o que reduz o risco para as áreas habitadas.

O Ponto Nemo também é conhecido como "Polo de Inacessibilidade do Pacífico".O Ponto Nemo também é conhecido como "Polo de Inacessibilidade do Pacífico".Fonte:  Wikimedia Commons 

Vinte Mil Léguas Submarinas

Em 1992, o engenheiro croata-canadense Hrvoje Lukatela fez história ao descobrir o Ponto Nemo. Ele utilizou uma simulação computacional sofisticada para determinar a localização do polo marítimo de inacessibilidade, o que lhe rendeu a honra de batizá-lo.

Ponto Nemo é uma homenagem ao Capitão Nemo, o personagem do romance "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Júlio Verne.

Localização específica do Ponto Nemo.Localização específica do Ponto Nemo.Fonte:  NOAA 

Águas sem vida e poluídas

A solidão do Ponto Nemo se estende sob as ondas. Ele está situado no giro sul do Pacífico, uma corrente oceânica que mantém as águas ricas em nutrientes afastadas.

O fluxo de nutrientes das áreas costeiras raramente atinge este local desolado, resultando em uma extensão marinha árida. Os pesquisadores só encontraram bactérias e pequenos caranguejos nas fendas vulcânicas ao redor do fundo do mar.

Mesmo assim, a poluição deixou a sua marca. Em 2018, amostras de água do mar coletadas perto do Ponto Nemo revelaram até 26 partículas microplásticas por metro cúbico, o que mostra o alcance duradouro do impacto humano.

A foto acima é uma representação visual de um som alto e incomum, apelidado de Bloop, capturado por microfones de águas profundas em 1997.A foto acima é uma representação visual de um som alto e incomum, apelidado de Bloop, capturado por microfones de águas profundas em 1997.Fonte:  NOAA, SOSUS 

O mistério do "bloop"

Em 1997, um som peculiar, depois apelidado de "bloop", reverberou perto do Ponto Nemo, confundindo os pesquisadores. Os cientistas levantaram a hipótese de que poderia ser o chamado de uma criatura marinha não identificada.

Em 2005, o mistério foi desvendado quando o som foi atribuído a tremores de gelo não tectônicos resultantes de movimentos glaciais na Antártica.

O Ponto Nemo permanece sendo um exemplo da engenhosidade humana, da nossa curiosidade cósmica e dos mistérios profundos que o nosso planeta ainda tenta desvendar, tornando-o um enigma tanto pelo seu isolamento quanto pelas maravilhas que apresenta.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como esse aqui no TecMundo e aproveite para saber também sobre o quinto oceano da Terra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.