Mito ou verdade: usar celular no escuro faz mal?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: usar celular no escuro faz mal?
Imagem: Getty Images

Atualmente, assistir TV, ficar na frente do computador e utilizar o smartphone são atividades comuns para a maioria das pessoas, contudo, existe um ditado que sugere que ficar muito próximo à tela pode prejudicar a visão, principalmente, se isso acontecer no escuro. 

Desde o advento do celular, muitas pessoas utilizam os aparelhos diariamente e costumam visualizar as informações com uma proximidade significativa entre os olhos e a tela. Afinal, será que isso é um problema real?

O uso frequente do celular até fez as companhias desenvolverem modos para reduzir a famosa luz azul da tela e, assim, oferecer mais conforto enquanto os usuários utilizam o smartphone. A lógica é que a luz forte do celular, em contraste com a pouca luminosidade de um ambiente, pode causar problemas nos olhos dos utilizadores.

Porém, essa informação não é completamente real

Para esclarecer se o uso do celular no escuro é prejudicial, o TecMundo reuniu informações de médicos e especialistas sobre o tema.

"À medida que envelhece, você sempre perceberá que a leitura se tornará mais difícil. Isso ocorre devido à maneira como seus olhos percebem o contraste entre o preto e o branco. Os olhos mais jovens são melhores em fazer isso com menos luz, mas à medida que envelhecem, cada vez mais luz é necessária para fazer uma distinção clara entre o preto e o branco", disse o Dr. Garry Treacy, em entrevista ao site The Journal.

Um especialista afirma que o uso das telas pode causar problemas temporários, mas nada definitivo.Um especialista afirma que o uso das telas pode causar problemas temporários, mas nada definitivo.Fonte:  Getty Images 

Usar celular no escuro faz mal?

Uma das realidades sobre o ditado é que o uso da tela no escuro realmente pode cansar os olhos, inclusive, já foi comprovado cientificamente que isso acontece com muitas pessoas. Conforme descreve um estudo do Lighting Research Center (LRC), nos Estados Unidos, quanto menos o uso da tela em ambientes mal iluminados, menor foi a frequência com que os participantes piscaram, resultando na redução do cansaço ocular e da fadiga geral.

A ideia é que o usuário forçará a visão para visualizar o conteúdo na tela, por isso, a falta de luz do ambiente e a iluminação forte do smartphone podem causar o mal-estar mencionado. Comumente, as pessoas relatam que seus olhos ficaram mais cansados e secos após um longo uso do celular no escuro.

Em uma investigação realizada com bebês, cientistas na Tailândia descobriram que quanto maior a exposição à tela, menos os bebês dormem após o uso. De qualquer forma, a condição de fadiga ocular é temporária, assim como o problema de falta de sono.

Mito ou verdade? MITO!

Treacy acredita que o mito foi criado para tentar fazer com que as crianças dormissem no horário correto, na tentativa de mantê-las longe das telas do celular, da TV ou do computador antes de dormir. Como ouvimos isso desde a popularização da televisão, ele afirma que o mito tornou-se praticamente um fato, inclusive para o uso de computadores e de smartphones. Contudo, o ditado não é real.

A exposição excessiva à luz azul pode inibir a melatonina no corpo humano, por isso, as pessoas podem sentir insônia após utilizar o celular por muito tempo.A exposição excessiva à luz azul pode inibir a melatonina no corpo humano, por isso, as pessoas podem sentir insônia após utilizar o celular por muito tempo.Fonte:  Getty Images 

Não existem evidências significativas de que as telas causam problemas efetivos nos olhos das pessoas, apenas temporários. Inclusive, olhar para qualquer coisa por muito tempo, não apenas para a tela do celular, pode causar desconforto, como fadiga ocular e secura. Por exemplo, acontecerá o mesmo se alguém passar muito tempo com a visão excessivamente próxima de um livro.

Ou seja, sua visão não ficará piorar por utilizar o celular no escuro, ou sofrerá nenhum outro dano permanente.

Na verdade, o Dr. Garry descreve que sua visão pode até se fortalecer por conta desse tipo de utilização; é quase como um exercício para seus olhos se acostumarem com a luminosidade do celular e do ambiente.

É importante destacar que a visão dos seres humanos costuma se deteriorar com o passar dos anos, por isso, muitas pessoas precisam utilizar óculos quando ficam mais velhas.

Uma boa dica para evitar o cansaço e manter os olhos úmidos é piscar com frequência, mas calma, o celular não vai te fazer míope. Acender uma luz no ambiente e se distanciar da tela também podem ajudar a reduzir o desconforto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.