Como observar o cometa Nishimura no céu nos próximo dias

Imagem de: Como observar o cometa Nishimura no céu nos próximo dias
Imagem: SomeAstroStuff/Wikimedia Commons

Uma boa notícia para quem gosta de observar objetos celestes: um cometa passará “perto” da Terra na próxima terça-feira, 12 de setembro. Descoberto pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura no dia 11 de agosto, o objeto teve sua descoberta confirmada pelo Centro de Planetas Menores e recebeu o nome de seu descobridor: cometa C/2023 P1 (Nishimura).

Embora, em termos astronômicos, seja correto afirmar que o cometa estará próximo à Terra, essa distância é mais do que segura: são 125,4 milhões de quilômetros, o que equivale a praticamente 84% da distância entre o nosso planeta e o Sol. Na próxima sexta-feira (8), o cometa Nishimura deve atingir uma magnitude de 4,9 , o que já é considerado brilhante o suficiente para observá-lo a olho nu.

No entanto, o seu momento mais próximo do Sol na sua longa órbita elíptica de 400 anos — o chamado periélio — só ocorrerá no dia 17 de setembro. E, embora esse seja o momento mais brilhante do cometa, você terá bem pouco tempo para observá-lo, pois, a 12º do Sol, seu brilho será eclipsado pelo da nossa estrela.

Onde observar o cometa Nishimura nos próximos dias?

O ponto de maior brilho do cometa Nishimura poderá ser ofuscado pelo Sol.O ponto de maior brilho do cometa Nishimura poderá ser ofuscado pelo Sol.Fonte:  Vito Technology

O cometa Nishimura está entrando hoje na constelação de Leão. Ele alcançou uma magnitude de 5,7 e apresenta uma elongação (posição angular do cometa em relação ao Sol) de 27,7º. A crescente cauda do objeto tem agora 8 minutos de arco de comprimento, sendo considerada ainda curta. No entanto, você pode observá-lo algumas horas antes do amanhecer com a ajuda de um pequeno binóculo.

A trajetória irá seguir conforme o mapa acima, chegando ao seu ápice no dia 17 de setembro, no periélio, quando a magnitude será de 2,9 (quanto menor o valor, maior o brilho do objeto) e a elongação estará em 12,2º, o que é considerado ainda uma visibilidade relativamente boa, pois quanto maior a elongação, melhor a visibilidade do cometa.

Qual a melhor maneira de observar o Nishimura?

O C/2023 P1 (Nishimura) está subindo nas primeiras horas da manhã no Leste, o que significa que, se você pretende assistir a esse espetáculo incomparável, terá que acordar por volta das 4 da manhã e usar Vênus como referência (ele estará um pouco mais alto e à esquerda da chamada "estrela da manhã"), de preferência em um lugar livre da iluminação urbana.

Uma boa ideia é usar um aplicativo de observação de estrelas — como o Star Walk 2 ou Sky Tonight — e, simplesmente, tocar na lupa e digitar "Nishimura" na busca. Em seguida, basta tocar na bússola ou apontar o dispositivo para o céu. Quando a tela coincidir com o "seu" céu em tempo real, siga a seta para ver o cometa na tela. Se olhar naquela direção no céu, você poderá admirá-lo.

Gostou do conteúdo? Então, que tal descobrir do que os comentas são feitos? E não esqueça de compartilhar a matéria em suas redes sociais!