Sucesso! Índia envia sonda Aditya-L1 para estudar o Sol

2 min de leitura
Imagem de: Sucesso! Índia envia sonda Aditya-L1 para estudar o Sol
Imagem: Getty Images

Neste sábado, dia 2 de setembro, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) enviou ao espaço o seu primeiro observador solar, nomeado de Aditya-L1. Assim como a recente missão que pousou a sonda no polo sul da Lua, a agência espacial indiana conseguiu realizar um lançamento de sucesso, aproximadamente às 3h20 da manhã, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota.

A sonda Aditya-L1, pesando cerca de 1.480 kg, foi enviada a bordo do Veículo Lançador de Satélite Polar (PSLV), posicionando-a corretamente na órbita baixa da Terra (LEO, de Low Earth Orbit). A sonda permanecerá na mesma região durante algum tempo, mas após uma série de processos, ela usará seu sistema de propulsão para viajar até o Ponto de Lagrange 1 (L1).

O Ponto de Lagrange está localizado a cerca de 1,5 milhão de quilômetros de distância da Terra e é considerado um ótimo local para a observação do Sol. Caso ocorro como o esperado, a programação da ISRO sugere que o observatório Aditya-L1 chegará ao Ponto L1 em cerca de quatro meses.

“Após o sucesso da [missão] Chandrayaan-3, a Índia continua sua jornada espacial. Parabéns aos nossos cientistas e engenheiros da ISRO pelo lançamento bem-sucedido da primeira missão solar da Índia, Aditya -L1. Os nossos incansáveis esforços científicos continuarão a fim de desenvolver uma melhor compreensão do Universo para o bem-estar de toda a humanidade”, disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em uma mensagem publicada no X (antigo Twitter).

Sonda Aditya-L1 para estudar o Sol?

Os cientistas indianos da ISRO explicam que a sonda será utilizada para compreender a atividade solar, coletando dados sobre explosões solares, ejeções de massa coronal (CMEs) e estudar melhor a atmosfera do Sol. Além disso, a sonda Aditya-L1 também realizará medições sobre a composição do vento solar para tentar compreender o motivo da sua aceleração.

A Aditya-L1 foi enviada para estudar o Sol; em sânscrito, a palavra Aditya é traduzida como "Sol".A Aditya-L1 foi enviada para estudar o Sol; em sânscrito, a palavra Aditya é traduzida como "Sol".Fonte:  ISRO 

É importante destacar que o feito não é tão singular como o primeiro pouso no polo sul da Lua, realizado durante a missão Chandrayaan-3. No final de 1995, foi enviado o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) em uma parceria entre a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA). Outros observatórios espaciais também estudam as particularidades do Sol.

“Aditya-L1 começou a gerar energia. Os painéis solares estão implantados. O primeiro disparo EarthBound para elevar a órbita está programado para o dia 3 de setembro de 2023, por volta das 3h20 (Horário de Brasília). O lançamento do Aditya-L1 pelo PSLV-C57 foi realizado com sucesso. O veículo colocou o satélite precisamente na órbita pretendida. O primeiro observatório solar da Índia iniciou a sua viagem até ao destino do ponto L1”, a agência espacial indiana explica.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas descobertas da astronomia aqui no TecMundo e aproveite para saber também sobre as primeiras descobertas do rover indiano no polo sul da Lua.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.