Novo medicamento pode impedir ganho de peso mesmo ao comer ‘porcaria’, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Novo medicamento pode impedir ganho de peso mesmo ao comer ‘porcaria’, diz estudo
Imagem: Getty Images

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (UT Health San Antonio), nos Estados Unidos, descreve os primeiros testes de uma nova droga que pode impedir o ganho de peso durante a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura — vulgarmente conhecidos como ‘junk food’. Nomeada de CPACC, a nova substância química foi utilizada em testes com camundongos e, aparentemente, gerou resultados positivos.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Cell Reports, os pesquisadores descobriram que o novo medicamento ajudou a proteger os camundongos contra o ganho de peso, mesmo com uma dieta baseada em altos níveis de açúcar e gordura; o fígado dos animais também foi protegido.

O estudo descreve que o magnésio é um dos principais íons positivos que contribuem para as funções celulares do corpo humano; por exemplo, é responsável pela regulação do açúcar no sangue, contribui para o fortalecimento dos ossos e regula a pressão sanguínea. O magnésio também retarda a produção de energia nas mitocôndrias; a função pode ser muito importante, já que anormalidades mitocondriais estão ligadas a diferentes doenças, como obesidade, diabetes e doenças do coração.

A nova droga continua sendo testada em animais, mas pode ser a resposta para impedir o ganho de peso e garantir mais saúde para as pessoas.A nova droga continua sendo testada em animais, mas pode ser a resposta para impedir o ganho de peso e garantir mais saúde para as pessoas.Fonte:  Getty Images 

“A disfunção mitocondrial e o fluxo metabólico alterado estão entre as características celulares da síndrome metabólica. As mitocôndrias são centros críticos para o metabolismo celular e as anomalias têm sido associadas a distúrbios como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, descreve o estudo.

Nova droga contra ganho de peso

Apesar de ser uma descoberta incrível, os cientistas explicam que descobriram a droga quando estudavam um método para deletar um gene específico (MRS2) que codifica uma proteína transportadora de magnésio; ou seja, a descoberta foi completamente ‘sem querer’. Ao estudar os efeitos da dieta em dois grupos de camundongos, um comum e outro com o gene MRS2 deletado, os pesquisadores perceberam que o grupo sem o gene MRS2 permaneceu mais magro e mais saudável — a dieta foi realizada por até um ano.

Em experimentos mais recentes, os cientistas administraram o medicamento CPACC a um grupo de camundongos e obtiveram resultados semelhantes ao grupo com o gene MRS2 deletado. A droga atuou reduzindo a quantidade de magnésio transportado para as mitocôndrias, possibilitando que os camundongos permanecessem mais saudáveis, mesmo em uma dieta baseada em 'junk food'.

“Quando damos essa droga aos camundongos por um curto período de tempo, eles começam a perder peso. Todos eles se tornam magros. Essas descobertas são o resultado de vários anos de trabalho. Um medicamento que pode reduzir o risco de doenças cardiometabólicas, como ataque cardíaco e derrame, e também reduzir a incidência de câncer de fígado, que pode ocorrer após a doença hepática gordurosa, terá um grande impacto. Vamos continuar o seu desenvolvimento”, disse o professor de medicina e um dos autores, Madesh Muniswamy.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas descobertas da ciência aqui no TecMundo, e aproveite para saber mais sobre as células que nos fazem comer gordura e açúcar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.