Comida ultraprocessada é tão viciante quanto o cigarro, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Comida ultraprocessada é tão viciante quanto o cigarro, diz estudo
Imagem: Getty Images

Em estudo publicado na revista Addiction, pesquisadoras da Universidade de Michigan e Virginia Tech apontaram fortes evidências de que alimentos super processados podem causar dependência, assim como produtos de tabaco.

Você já deve ter ouvido boatos sobre o vício em açúcar. Mas e sobre comida ultraprocessada ser tão viciante quanto cigarro?

Se você não consegue dizer não a uma batata frita, um hambúrguer, ou a um macarrão instantâneo, talvez a culpa não seja sua.

Os cientistas decidiram utilizar os mesmos critérios de teste para vício em tabaco, para verificar se a comida ultraprocessada se encaixaria em algum dos itens.

alimentosAlimentos ultraprocessados têm adicionados a seus ingredientes grandes quantidades de açúcar, gordura e conservantes (Getty Images)

Os critérios são:

  • Eles desencadeiam o uso compulsivo e as pessoas são incapazes de parar ou reduzir (mesmo diante de doenças com risco de vida, como diabetes e doenças cardíacas);
  • Eles podem mudar a maneira como nos sentimos e causar mudanças no cérebro de magnitude semelhante às da nicotina nos produtos do tabaco;
  • Eles são altamente reforçados (pela mídia, preço mais baixo, facilidade de acesso);
  • Eles desencadeiam desejos intensos.

Não apenas um, mas a comida processada atendeu a todos os critérios.

Utilizado desde 1988, esse check-list de vício em potencial para produtos de tabaco, sobreviveu ao crivo científico e se mostrou eficaz, não apenas para produtos com nicotina, mas também para alimentos super processados.

Para Alexandra DiFeliceantonio, professora assistente do Instituto Fralin de Pesquisa Biomédica na Virginia Tech, "é hora de parar de pensar em alimentos altamente processados apenas como alimentos, mas passar a analisar como substâncias altamente refinadas, que podem ser viciantes.”

Não apenas como curiosidade, mas pesquisas assim podem promover uma mudança na forma como vemos, e tratamos, a alimentação com esses produtos.

Essa pode ser a chave para evitar problemas de saúde, não apenas na saúde física, mas mental e emocional também.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.