DNA ajuda a desvendar árvore genealógica mais antiga já registrada

Imagem de: DNA ajuda a desvendar árvore genealógica mais antiga já registrada
Imagem: Getty Images

Em uma colaboração internacional, pesquisadores conseguiram traçar, através de exames de DNA, uma linhagem de cinco gerações em restos mortais em uma tumba na Inglaterra, dando novas pistas sobre as disposições familiares no final do período neolítico. A pesquisa foi publicada na revista Nature.

A tumba faz parte do grupo Cotswold-Severn ao sudoeste da Grã-Bretanha, composto pela presença de diversos túmulos longos, datando do final do período neolítico. Nessa escavação, além do trabalho de arqueólogos, geneticistas também se uniram à cruzada, encontrando ao todo 35 indivíduos sepultados em Hazleton North Long Cain.

De acordo com os pesquisadores, a tumba tem data aproximada de 3.700-3.600 a.C. Representação da tumba de Hazleton North.De acordo com os pesquisadores, a tumba tem data aproximada de 3.700-3.600 a.C. Representação da tumba de Hazleton North.Fonte:  Reprodução Cortesia de Corinium Museum, copyright Cotswold District Council

Coletando DNA de dentes e ossos, os pesquisadores conseguiram traçar uma linhagem genética entre 27 indivíduos. De acordo com os dados, as pessoas sepultadas descendem de um único homem e quatro mulheres. Essa é árvore genealógica mais antiga e completa a ser registrada.

A ordem de sepultamento parece obedecer uma ordem de linhagem, com os descentes gerados por cada mulher ocupando os setores norte ou sul da tumba, que tem formato similar a "L".

Cinco gerações puderam ser identificadas através do rastreio do DNA.Cinco gerações puderam ser identificadas através do rastreio do DNA.Fonte:  Reprodução Newcastle University/Fowler, Olalde et al.

No entanto, o laço consanguíneo não parece ter sido o único fator de direito ao sepultamento na tumba. Há indícios de que pessoas possam ter sido adotadas ao longo do tempo, completando o quadro familiar. Também não há sinais de mulheres adultas, filhas da linhagem principal, no local, apenas duas crianças do sexo feminino.

De acordo com os pesquisadores, isso indicaria uma relação patrilinear, onde as filhas adultas, se existirem, podem estar enterradas junto com seus companheiros em outras tumbas.

Como exames de DNA podem ser ferramenta na arqueologia?Como exames de DNA podem ser ferramenta na arqueologia?Fonte:  Getty Images

Para a equipe, os testes de DNA podem se tornar uma excelente ferramenta para estudos históricos e arqueológicos, auxiliando para a compreensão de como as primeiras famílias se formaram e mantiveram suas relações.

Dando pistas sobre sua cultura, através dos rituais de sepultamento dos seus mortos.

Os estudos e as escavações irão continuar, os pesquisadores esperam, em breve, desvendar mais mistérios dessa região que possui a melhor área tumular preservada, do período neolítico inferior.

Curtiu o conteúdo? Então, aproveite para saber sobre a pesquisa que revelou que o DNA humano está espalhado por toda a Terra.