James Webb comemora aniversário e divulga nova formação de estrelas; veja

Imagem de: James Webb comemora aniversário e divulga nova formação de estrelas; veja
Imagem: GettyImages

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) está comemorando o aniversário de suas observações, pois há um ano o telescópio começou a coletar os primeiros dados científicos no espaço. Para celebrar a ocasião, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou uma nova imagem capturada pelo JWST; dessa vez, de uma região de formação estelar conhecida como complexo de nuvens Rho Ophiuchi.

Conforme a NASA explica em comunicado, a imagem apresenta a região de formação estelar mais próxima do planeta Terra, a aproximadamente 390 anos-luz de distância. O complexo de nuvens Rho Ophiuchi é a casa de cerca de 50 estrelas jovens, quase todas com a massa semelhante, ou menor, que a massa do nosso Sol.

Algumas estrelas exibidas na imagem apresentam discos protoplanetários, sugerindo que a região oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de futuros sistemas planetários. As partes mais avermelhadas destacam enormes jatos bipolares de hidrogênio molecular, um fenômeno que acontece quando uma estrela nova 'sai de seu casulo cósmico'.

A imagem apresenta o complexo de nuvens Rho Ophiuchi.A imagem apresenta o complexo de nuvens Rho Ophiuchi.Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI

"Em apenas um ano, o Telescópio Espacial James Webb transformou a visão da humanidade sobre o cosmos, observando as nuvens de poeira e vendo a luz de cantos distantes do universo pela primeira vez. Cada nova imagem é uma nova descoberta, capacitando cientistas de todo o mundo a fazer e responder a perguntas com as quais nunca poderiam sonhar", disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

James Webb e Rho Ophiuchi

Os instrumentos infravermelhos do James Webb demonstram a capacidade incrível de capturar imagens nas regiões mais complicadas, observando diferentes comprimentos de onda no meio das nuvens de poeira cósmica. A proximidade e a falta de estrelas foram outros fatores importantes que auxiliaram o JWST em uma observação mais detalhada.

Desde que foi enviado ao espaço, o telescópio James Webb já coletou diversos dados e descobriu diferentes galáxias, estrelas e planetas.Desde que foi enviado ao espaço, o telescópio James Webb já coletou diversos dados e descobriu diferentes galáxias, estrelas e planetas.Fonte:  GettyImages

A imagem também apresenta a estrela chamada S1, a mais brilhante no centro inferior, considerada a única da observação com uma massa significativamente maior que a massa do Sol. As áreas mais escuras representam as partes mais densas da região, onde a poeira cósmica espessa cria o processo de formação das protoestrelas.

Além do fato de ser uma imagem impressionante, os cientistas também estão entusiasmados com a nitidez dos comprimentos de ondas coletados pelos instrumentos do JWST. Segundo a equipe, o telescópio detectou água, moléculas com carbono orgânico, entre outras composições químicas.

"A imagem de Webb de Rho Ophiuchi nos permite testemunhar um período muito breve no ciclo de vida estelar com nova clareza. Nosso próprio Sol experimentou uma fase como esta, há muito tempo, e agora temos a tecnologia para ver o início da história de outra estrela", disse o cientista do projeto James Webb no Space Telescope Science Institute (STScI), Klaus Pontoppidan.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as novidades do telescópio James Webb aqui no TecMundo e aproveite para conferir também: Galáxia de 13,4 bilhões de anos atrás é encontrada pelo Telescópio James Webb; veja o vídeo