Marte em tons ultravioletas: veja as imagens incríveis divulgadas pela NASA

2 min de leitura
Imagem de: Marte em tons ultravioletas: veja as imagens incríveis divulgadas pela NASA
Imagem: Getty Images

Há alguns dias, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou duas novas fotos de Marte, capturadas por meio da sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (Maven). A grande diferença é que, dessa vez, são imagens ‘fotografadas’ com a tecnologia de luz ultravioleta e apresentam alguns detalhes interessantes do planeta vermelho.

Lançada em novembro de 2013, a sonda MAVEN capturou duas imagens de diferentes regiões da órbita de Marte, entre 2022 e 2023, numa época em que o planeta estava se aproximando dos extremos opostos da sua órbita — a sonda chegou em Marte em setembro de 2014. Ambas imagens foram criadas por meio dos dados do espectrógrafo ultravioleta de imagem (IUVS) da sonda.

De acordo com informações da NASA, a sonda é capaz de medir ondas ultravioleta que ficam fora da faixa visível, entre 110 a 340 nanômetros. Na imagem, o ozônio atmosférico é representado em tons de roxo, enquanto as nuvens e neblinas são exibidas em branco ou azul; já a superfície de Marte é caracterizada por nuances de bege ou verde.

Após o lançamento, a sonda Maven (imagem) entrou na órbita de Marte em setembro de 2014, com o objetivo de captar diferentes dados e parâmetros sobre Marte.Após o lançamento, a sonda Maven (imagem) entrou na órbita de Marte em setembro de 2014, com o objetivo de captar diferentes dados e parâmetros sobre Marte.Fonte:  NASA 

Imagens ultravioletas de Marte

Em comunicado, a NASA explica que a primeira imagem foi 'fotografada' durante o verão no hemisfério sul do planeta, em julho de 2022, apresentando a calota polar e uma calota de gelo encolhendo por conta do verão. A segunda imagem, coletada em janeiro de 2023, apresenta o hemisfério norte e mostra como as mudanças das estações causam uma abundância de nuvens na região.

“A Bacia Argyre, uma das crateras mais profundas de Marte, aparece no canto inferior esquerdo preenchida com neblina atmosférica (representada aqui como rosa pálido). Os desfiladeiros profundos de Valles Marineris aparecem no canto superior esquerdo cheios de nuvens (de cor bege nesta imagem)”, a NASA descreve em comunicado.

Na imagem, os tons de roxo representam o ozônio atmosférico, as nuvens e neblinas estão em branco ou azul e a superfície do planeta é retratada em bege ou verde.Na imagem, os tons de roxo representam o ozônio atmosférico, as nuvens e neblinas estão em branco ou azul e a superfície do planeta é retratada em bege ou verde.Fonte:  NASA 

A Maven foi enviada para coletar dados de Marte e observar a atmosfera superior, inclusive, os dados podem auxiliar os cientistas a descobrir a verdadeira história do planeta vermelho. Em setembro de 2024, a NASA comemorará dez anos de aniversário da chegada da sonda em Marte.

“O ozônio, que aparece magenta nesta visão UV, se acumulou durante as frias noites polares do inverno do norte. É então destruído na primavera do norte por reações químicas com o vapor d'água, que é restrito a baixas altitudes da atmosfera nesta época do ano”, a NASA completa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.