Virgin Galactic vai levar seu primeiro voo comercial para o espaço no fim de junho

2 min de leitura
Imagem de: Virgin Galactic vai levar seu primeiro voo comercial para o espaço no fim de junho
Imagem: Getty Images/ David McNew / Equipe

Na última semana, a Virgin Galactic anunciou a previsão do seu primeiro voo espacial comercial, planejado para acontecer em uma janela entre 27 e 30 de junho. A companhia espacial do bilionário Richard Branson nomeou o primeiro lançamento comercial de "Galactic 01", inclusive, a data do segundo voo também já foi definida.

A missão será lançada na base comercial Spaceport America, no Novo México, e os interessados devem desembolsar US$ 450.000 (cerca de R$ 2,1 milhões na cotação atual) para participar do voo. Segundo a companhia, o objetivo é fazer um lançamento por semana, possivelmente, a partir de 2026.

Nesta primeira missão comercial, a Virgin Galactic levará três tripulantes que trabalham na Força Aérea Italiana e no Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, a fim de realizar experimentos de microgravidade. O segundo voo, "Galactic 02", será realizado no início de agosto e, a partir daí, a empresa planeja fazer lançamentos mensais.

"A Galactic 01, uma missão de pesquisa científica, levará três tripulantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália para conduzir pesquisas de microgravidade. Com cargas científicas a bordo, o voo espacial mostrará o valor e o poder do laboratório científico suborbital exclusivo que a Virgin Galactic oferece”, foi detalhado em um comunicado oficial sobre o voo.

Além da Virgin Galactic, outras companhias, como a Blue Origin e a SpaceX, também já estão preparando seu serviço de turismo espacial.Além da Virgin Galactic, outras companhias, como a Blue Origin e a SpaceX, também já estão preparando seu serviço de turismo espacial.Fonte:  Reprodução/Virgin Galactic 

Voo comercial da Virgin Galactic

É importante destacar que o voo é suborbital, ou seja, ele não sai de fato da órbita da Terra. Os tripulantes serão enviados no avião transportador VMS Eve em um voo até 15 mil metros de altura, então, o transportador soltará o avião espacial VSS Unity, que acionará um foguete e será enviado ao espaço suborbital.

"A Virgin Galactic anuncia o início do serviço de voos espaciais comerciais com o voo Galactic 01 neste mês. Um enorme parabéns à equipe, tão entusiasmada pelos nossos astronautas inspirarem mais pessoas a olhar para as estrelas", diz Branson em uma publicação no Twitter.

Os passageiros permanecerão no espaço suborbital por apenas alguns minutos, aproveitando da experiência da microgravidade — além dos passageiros, a missão levará dois pilotos. Pouco depois, o Unity começará a voar de volta à Terra.

Até o momento, a Virgin Galactic já realizou cinco missões para testar o avião espacial, inclusive, parou de realizar testes por alguns meses para realizar manutenção e aprimoramentos no Unity. As ações da companhia começaram a crescer após as notícias sobre os voos comerciais; desde o início de  2023, o valor já aumentou 16%.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.