Empresa espacial lança satélite da primeira ‘fábrica espacial’ do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Empresa espacial lança satélite da primeira ‘fábrica espacial’ do mundo
Imagem: GettyImages

Na última segunda-feira (13), a startup Varda Space Industries anunciou que enviou o seu primeiro satélite, W-Series 1, para a órbita da Terra. Conforme a empresa explica, o satélite é o primeiro de muitos que permitirão o início da produção em massa no espaço — em outras palavras, eles concluíram o primeiro passo para a construção da primeira ‘fábrica espacial’ do mundo.

O satélite foi lançado a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, na companhia de outras 72 cápsulas enviadas ao espaço. Além de um satélite, o lançamento da empresa incluiu a espaçonave personalizada da Rocket Lab, Photon, e a cápsula de reentrada da Varda. A Photon fornecerá a energia, propulsão e comunicação necessária para o satélite, que será responsável por realizar testes farmacêuticos no ambiente de microgravidade.

A missão faz parte de um teste para entender se o satélite poderá ser utilizado para fabricar produtos da indústria farmacêutica em condições de microgravidade; em teoria, é possível fabricar materiais com mais qualidade e mais rapidamente no espaço.

A Varda Space Industries já está montando e testando outro satélite que será enviado ao espaço em breve.A Varda Space Industries já está montando e testando outro satélite que será enviado ao espaço em breve.Fonte:  Varda Space Industries 

“De cabos de fibra ótica mais poderosos a novos produtos farmacêuticos que salvam vidas, existe um mundo de produtos usados na Terra hoje que só podem ser fabricados no espaço”, é descrito no site da Varda Space Industries.

Satélite e a fábrica espacial

Com sede na Califórnia, Estados Unidos, a Varda Space Industries foi fundada por Will Bruey, um ex-funcionário da SpaceX, e Delian Asparouhov. O propósito da companhia é desenvolver uma fábrica para realizar a produção em massa de diferentes produtos, diretamente do espaço.

"Temos AQUISIÇÃO DE SINAL. Os painéis solares da primeira fábrica espacial do mundo encontraram o sol e estão começando a funcionar”, foi publicado no perfil da Varda Space Industries no Twitter.

Nesta primeira missão, a companhia testará o processo de cristalização do ritovanir, um medicamento associado a outros tratamentos contra o HIV. Após finalizar o desenvolvimento, os remédios serão colocados em uma cápsula de reentrada para retornar à Terra; a reentrada usará um paraquedas para reduzir a velocidade da cápsula, prevista para pousar no estado de Utah, nos Estados Unidos.

Atualmente, outras empresas da indústria farmacêutica já possuem operações no espaço, pois elas podem alugar os laboratórios da Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar experimentos científicos em microgravidade — ou seja, de forma muito mais modesta que a Varda Space Industries.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.