Radiação do smartphone pode causar hipertensão, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Radiação do smartphone pode causar hipertensão, diz estudo
Imagem: GettyImages

Em um estudo realizado com dados da organização UK Biobank, no Reino Unido, cientistas sugerem que existe uma ligação entre o uso do celular e o desenvolvimento de hipertensão. De acordo com os resultados da pesquisa publicada na revista científica European Heart Journal, pessoas que utilizam frequentemente o smartphone para fazer ligações tem um maior risco de desenvolver a condição.

Após analisarem dados coletados durante 12 anos, os pesquisadores detectaram que 13.984 participantes desenvolveram hipertensão; ou seja, cerca de 7% do total em comparação com os usuários que não usavam o celular frequentemente. O estudo foi realizado com dados de mais de 212 mil pessoas residentes do Reino Unido.

Conforme a pesquisa explica, a hipertensão é um dos "principais fatores de risco evitáveis para doenças cardiovasculares e morte prematura em todo o mundo". Por isso, os cientistas acreditam que é muito importante identificar os fatores que causam o desenvolvimento da hipertensão para, assim, melhorar a prevenção primária – não é à toa que a doença é conhecida como a assassina silenciosa.

A hipertensão é uma das principais causas de doenças cardíacas e afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo; o estudo sugere que o celular auxilia no desenvolvimento da condição.A hipertensão é uma das principais causas de doenças cardíacas e afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo; o estudo sugere que o celular auxilia no desenvolvimento da condição.Fonte:  GettyImages 

“O uso do telefone celular para fazer ou receber chamadas foi significativamente associado a um maior risco de hipertensão de início recente, especialmente entre os usuários de alta frequência”, os pesquisadores descrevem na conclusão do estudo.

Celular e hipertensão: a radiação eletromagnética é o foco

Após extensas análises, os dados sugerem que o desenvolvimento de hipertensão pode estar relacionado aos níveis de radiação eletromagnética (EMR) emitidos em smartphones. Inclusive, outros estudos afirmam que o celular também pode estar associado ao aumento da frequência cardíaco.

É importante destacar que o estudo analisou apenas como o uso do celular pode afetar no desenvolvimento da hipertensão — ou seja, eles não sabem se há outro impacto negativo durante o uso de aplicativos, no envio de mensagens ou em outros tipos de uso. De qualquer forma, os estudiosos afirmam ser necessário estudar mais sobre o tema para estabelecer as causas dessa correlação.

Usar fone de ouvido ou a função viva-voz pode ajudar a reduzir a exposição a radiação eletromagnética do celular e, assim, evitar o desenvolvimento da hipertensão.Usar fone de ouvido ou a função viva-voz pode ajudar a reduzir a exposição a radiação eletromagnética do celular e, assim, evitar o desenvolvimento da hipertensão.Fonte:  GettyImages 

“O número de minutos que as pessoas falam ao celular parece ser importante para a saúde do coração, com mais minutos somando um risco maior. Além disso, nosso estudo concentrou-se apenas em fazer ou receber chamadas telefônicas e não investigou o impacto de outros usos do telefone celular, como mensagens de texto, jogos ou navegação na Internet nos pontos finais de saúde”, disse um dos autores do estudo e professor da Southern Medical University em Guangzhou, na China., Xianhui Qin.

E aí, o que achou do estudos? De qualquer forma, o ideal é buscar auxílio médico periodicamente para verificar como está a sua saúde. Ah, e aproveite para continuar de olho no TecMundo e ficar por dentro de tudo que acontece em ciência e tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.