China enviou seu primeiro civil ao espaço nesta terça-feira (30)

2 min de leitura
Imagem de: China enviou seu primeiro civil ao espaço nesta terça-feira (30)
Imagem: GettyImages

Recentemente, a China declarou que planeja enviar astronautas para a superfície da Lua antes de 2030. Entretanto, a agência espacial chinesa fez um lançamento tripulado que chegou a Estação Espacial de Tiangong nesta terça-feira (30).

O vice-presidente da Agência Espacial de Voos Tripulados, Lin Xiqiang, revelou que o civil é Gui Haichao, um professor de Aeronáutica e Astronáutica na Universidade Beihang, na China. Ele será responsável por conduzir testes científicos, como “experimentos em órbita de larga escala para estudar novos fenômenos quânticos, para verificar a relatividade geral e para compreender sistemas espaciais de tempo-frequência de alta precisão”.

O lançamento aconteceu na última segunda-feira (29) às 22h31 (horário de Brasília), na Estação de Lançamento de Satélites de Jiuquan – no fuso horário da China, o voo aconteceu no dia 30 às 9h31. Durante uma entrevista coletiva, Gui afirmou que sempre sonhou com a oportunidade de ser um astronauta e que sentiu interesse na área desde que o primeiro chinês, Yang Liwei, viajou ao espaço em 2003.

Até então, a China havia enviado apenas astronautas integrantes do Exército Popular de Libertação, considerada a principal força militar da República Popular da China. Por isso, um astronauta civil na missão pode significar uma nova era para a agência espacial chinesa, abrindo portas para outros cidadãos comuns.

Lançamento do voo em direção a Estação Espacial de Tiangong.  GettyImages Lançamento do voo em direção a Estação Espacial de Tiangong.

A estação chinesa deveria ter sido finalizada em novembro de 2022, quando o terceiro módulo foi acoplado. Contudo, Lin afirma que um quarto módulo será lançado e acoplado em um futuro próximo. A Estação Espacial Tiangong contará com uma tripulação permanente e os astronautas serão periodicamente revezados por meio de um sistema de rodízios.

“[O astronauta civil será responsável] por experimentos em órbita de larga escala para estudar novos fenômenos quânticos, sistemas espaciais de tempo-frequência de alta precisão, a verificação da relatividade geral e a origem da vida", disse  Xiqiang.

O primeiro civil chinês no espaço

Após seis horas da decolagem, a nave conseguiu acoplar no módulo central da Estação Espacial Tiangong com sucesso. De acordo com informações do canal estatal CCTV, os astronautas conseguiram realizar o lançamento em boas condições e já estão em segurança.

Além de Gui Haichao, o comandante Jin Haipeng e o engenheiro espacial Zhu Yangzhu participam da missão. A China também planeja construir bases na Lua para enviar astronautas em uma estação lunar permanente; segundo a agência espacial chinesa, a próxima viagem para a Lua será de curta estadia, visando estudar mais sobre a superfície lunar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.