Neuralink: Elon Musk agora pode implantar chip de IA em cérebro de humanos

1 min de leitura
Imagem de: Neuralink: Elon Musk agora pode implantar chip de IA em cérebro de humanos
Imagem: Neuralink/Reprodução

A empresa de implantes cerebrais Neuralink anunciou em um tweet na noite de ontem (25) que recebeu aprovação da Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA para realizar testes em seres humanos com o seu “Link”. Implantado no cérebro, o dispositivo promete ler e escrever informações neurais.

Fundada por Elon Musk em 2016, a empresa investe no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para ajudar a restaurar a visão e a mobilidade das pessoas. Já testado em macacos, o chip combina neurociência e tecnologia para “ler” sinais cerebrais e retransmiti-los para computadores via Bluetooth.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A agência reguladora, que rejeitou os pedidos anteriores de aprovação da Neuralink por questões de segurança, como relata a Reuters, ainda não confirmou a notícia divulgada pela empresa. O próprio Musk reconhece que ainda não tem planos imediatos para começar a recrutar pacientes.

As idas e vindas da Neuralink

Com seu costumeiro otimismo exagerado, Elon Musk previu, em 2019, que começaria a implantar seus chips em cérebros humanos no ano seguinte, promessa que acabou adiada para 2022, mas também não se concretizou. No final do ano passado, o negócio acabou sofrendo um revés, ao ser investigada por supostas violações ao bem-estar animal.

Embora o site da Neuralink prometa "segurança, acessibilidade e confiabilidade" como prioridades durante o processo de engenharia, especialistas alertam que esse tipo de tecnologia ainda precisa suplantar grandes desafios técnicos e éticos para ser globalmente implantada.

Mas Musk parece seguir em outra direção: otimista inveterado, o bilionário pretende agora usar o Neuralink para mitigar as preocupações sobre seres humanos serem substituídos pela inteligência artificial. Sua solução? “Com uma interface cérebro-máquina de alta largura de banda, podemos seguir em frente e efetivamente ter a opção de fusão [do cérebro humano] com a IA”, afirmou em uma apresentação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.